Nove pilotos chegam à terceira etapa da temporada da Stock Car Light, que será realizada neste domingo (19), no Rio de Janeiro (RJ), com chances matemáticas de assumir a liderança do campeonato. Um deles é o paulista Luiz Felipe Gama (CNA), vencedor da primeira prova do ano, que ocupa o quinto lugar na tabela de pontos e tem boas lembranças do traçado de Jacarepaguá. Foi exatamente neste circuito que ele fez sua estréia na categoria, em 2004, depois de apenas cinco corridas disputadas com automóveis e seis anos afastado do automobilismo. “Voltar a correr no ano passado foi um momento especial para mim, principalmente na pista do Rio de Janeiro, que está entre as melhores do Brasil. Quando andei lá pela primeira vez minha maior preocupação era conhecer o carro. Agora eu estou completamente adaptado e vou ganhar tempo nos treinos”, afirma Luiz Felipe Gama.
A prova carioca encerra o primeiro terço de um campeonato relativamente curto. São nove corridas programas e o regulamento exige o descarte obrigatório dos dois melhores resultados de cada piloto, deixando apenas sete etapas válidas para pontuação. O abandono causado pela quebra da caixa de direção na etapa anterior, em Curitiba (PR), pode valer como um dos descartes de Luiz Felipe Gama no final da temporada. “Ficar fora da corrida de Curitiba foi ruim porque vínhamos embalados pela vitória em Interlagos e o carro estava bom, dava para ter marcado pontos importantes. Já gastei um descarte, o que significa que até o fim da temporada (mais sete provas) posso passar apenas mais uma corrida sem pontuar. O jeito é buscar mais vitórias pra continuar no caminho certo para o título”, comenta Luiz Felipe Gama. Ele está em quinto no campeonato, com 25 pontos. Wellington Justino lidera com 37.
Na falta de testes particulares, que são proibidos por regulamento, a programação para a corrida do Rio de Janeiro oferece aos pilotos uma sessão de treinos extras, de 45 minutos, na sexta-feira (17) pela manhã. “Cada corrida apresenta um cenário totalmente diferente e quanto mais a gente puder treinar, melhor. Quero aproveitar a sessão extra para trabalhar no acerto do carro. Vivi uma situação nova no Rio de Janeiro em 2004, estreando na categoria, descobrindo os segredos do carro e aprendendo a pista. Neste ano eu já ganhei corrida, estou mais experiente e tenho certeza que temos tudo para conseguir um grande resultado”, analisa Luiz Felipe Gama. A terceira etapa da temporada da Stock Car Light será disputada no domingo, às 11h30.