O Autódromo Internacional Nelson Piquet, mais conhecido como Jacarepaguá, bairro localizado na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro (RJ), será o palco da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car Light, neste final de semana (19/06). O circuito, que já recebeu a Fórmula 1 nos anos 80, é um dos mais tradicionais do país, com seu traçado de 4.933 metros no sentido anti-horário.
Para Paulo Salustiano (Sawary/Nicoboco/TAM/M4T), um bom desempenho nesta corrida será vital para as suas aspirações no campeonato. Após sofrer um toque e abandonar quando liderava, na etapa de abertura em Interlagos (SP), o paulista foi o terceiro na prova seguinte, em Curitiba (PR), e ocupa a nona posição na tabela, com 16 pontos, 21 atrás do goiano Wellington Justino, o atual líder. Com 25 pontos em jogo, uma vitória no circuito carioca poderá impulsionar Salustiano ao topo da tabela. “Vamos lutar pela vitória. Estou bem preparado, quero continuar andando na frente. Na primeira etapa liderei e na segunda andei em segundo. Portanto, estamos bem competitivos”, declarou o paulista.
Com um bom retrospecto no circuito carioca, onde conquistou uma pole e um quarto lugar em 2004, Salustiano acredita que neste ano, com mais experiência, poderá conseguir um resultado melhor, já que em sua última corrida no circuito carioca, quando a categoria ainda era disputada no sistema de rodada dupla, uma má largada e uma série de incidentes na primeira prova prejudicaram todo o final de semana. “No ano passado fui bem, mas estava muito afobado. Quis largar de uma maneira diferente e não deu certo, aí caí nove posições e, nas tentativas de subir de posição, sempre tomava um toque. Aí o carro desalinhou e larguei lá no fundo na segunda corrida, o que prejudicou todos os nossos planos”, explicou o piloto Sawary/Nicoboco/TAM/M4T, que garante estar bem mais maduro e entrosado com o carro. “Correr de Stock no Rio não será mais novidade para mim como no ano passado, assim como conheço muito mais o carro do que no ano passado, quando era tudo novo. Por isso, garanto que os erros de ontem não acontecerão mais e acredito que posso andar muito bem neste final de semana”, completou Salustiano.
Para o dono e chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira, o fato de Paulo disputar duas corridas em categorias diferentes (Salustiano competiu no último domingo pela Fórmula Renault em Sta. Cruz do Sul) não será problema para o piloto, muito pelo contrário. “O Paulo, que correu no domingo de F-Renault, não enfrentará problemas de adaptação ao Stock neste final de semana. O problema era se acontecesse o inverso, ele correr de Stock e depois disputar uma corrida de Renault. Por isso, esperamos um grande desempenho dele”, afirmou o dirigente. Miguel também garante que os fortes ventos que enchem a pista de areia não serão a principal dificuldade das equipes na luta por um acerto ideal e pela volta perfeita.
“Teremos mais de 60 carros, somando a V8 e a Light, correndo em Jacarepaguá, então conforme os treinos forem acontecendo, a pista vai ficando limpa e apenas a chuva, que costuma cair nessa época do ano no Rio, pode dificultar as coisas”, completou Ferreira. Já Salustiano acredita que quem poupar mais o equipamento fará a diferença no Rio. “Como é uma corrida que é disputada em um calor enorme, vence quem tiver mais cabeça e souber poupar o equipamento, que é muito exigido em Jacarepaguá”, finalizou o piloto, que também compete na Fórmula Renault.