João Campos vence a primeira etapa em Tarumã

Numa tarde conturbada e marcada pelo grande número de acidentes, o piloto gaúcho João Campos venceu neste domingo (22) a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. Largando da pole-position, ele liderou de ponta a ponta a corrida no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre, dando início à campanha com que busca seu quinto título na categoria nacional das caminhonetes.

O início da prova foi conturbado. Na largada, a disputa entre Carlos Kray e Kau Machado pelo quarto lugar resultou no abandono dos dois. Foi necessária a intervenção do Pace Pick-up para remover suas caminhonetes da área de escape na curva Um. Dada a relargada, foi a vez de Nelson Bazzo sair da pista e bater na proteção de pneus. Ele já tinha a frente de sua S10 danificada por um toque com Abramo Mazzochi na primeira largada.

O Pace Pick-up voltou à pista. Mas a série de interrupções não parou por aí. Na segunda relargada, foi o estreante Felipe André quem escapou, novamente na primeira curva, e ficou com a caminhonete presa à caixa de brita. Pela terceira vez em cinco voltas, a prova teve intervenção do Pace Pick-up. A partir de então, João preocupou-se em manter vantagem em relação a Marcel Wolfart e Emerson Duda, que eram segundo e terceiro.

Na bateria de pit stops, Emerson perdeu mais tempo que os demais e foi superado por Marcel. A disputa entre os dois foi acirrada, principalmente após o reagrupamento dos pilotos, com 30 minutos de corrida. Dada a última relargada, João permaneceu à frente para conquistar, de ponta a ponta, sua oitava vitória em nove provas da Pick-up Racing em Tarumã desde 2001, primeiro ano de disputa da categoria das caminhonetes.

Wolfart e Duda abandonaram nas voltas finais. Isso permitiu ao sul-mato-grossense Gustavo Sucolotti, que largou em 13º depois de ter a carroceria de sua caminhonete destruída num acidente durante os treinos livres, terminar a corrida na segunda colocação. O também gaúcho Eduardo Freitas, que fez sua estréia na categoria, cruzou a linha de chegada em terceiro. O pódio teve, ainda, o gaúcho Cláudio Ricci e o paranaense Fabrício Lançoni.

“Tudo deu certo para nós hoje”, festejou João, que tem na Ranger número 1 as logomarcas de Drebor Borrachas, Cortiana Plásticos e JR Acessórios. “Com a vitória, subimos o primeiro degrau em uma escada que tem nove”, comparou, citando o número de provas que compõem o campeonato. “A equipe não cometeu nenhum erro e tudo foi perfeito. Só tive alguns sustos nas relargadas, porque você nunca sabe o que o adversário vai fazer”.

O tetracampeão brasileiro também assinalou a volta mais rápida da prova, completando a 18ª em 1min17s458, com média de 140,174 km/h para os 3.016 metros de extensão da pista de Tarumã. A João Campos Motorsport comemorou, ainda, o terceiro lugar de Eduardo Freitas, que largou em décimo em sua primeira participação na categoria. Ele recebeu a bandeirada final apenas 0s265 atrás de Sucolotti. “Quase deu dobradinha”, frisou João.

Depois de 24 voltas, o resultado final da prova deste domingo em Tarumã foi o seguinte:

1º) João Campos (RS/João Campos Motorsport), Ford Ranger, 38min48s677

2º) Gustavo Sucolotti (MS/GS Racing Team), Chevrolet S10, a 8s708

3º) Eduardo Freitas (RS/João Campos Motorsport), Ford Ranger, a 8s973

4º) Cláudio Ricci (RS/Ricci Motorsport) Chevrolet S10, a 14s563

5º) Fabrício Lançoni (PR/MR Racing), Ford Ranger, a 28s267

6º) Carlos Tavares (MT/Rogel Motorsport), Ford Ranger, a 28s847

7º) Emerson Duda (PR/ED Sports), Ford Ranger, a 36s365

8º) João Fedorowicz (RJ/Scala Racing Team), Ford Ranger, a 37s990

9º) Eduardo Heinen (RS/Bazzo Racing), Chevrolet S10, a 1 volta

10º) Abramo Mazzochi (RS/Foca Racing), Chevrolet S10, a 1 volta

11º) Carlos Kray (RS/CK Racing), Chevrolet S10, a 1 volta

12º) Marcel Wolfart (SC/Exatidão Racing), Ford Ranger, a 1 volta

13º) Guilherme Augustin (RS/Unikart), Ford Ranger, a 1 volta

14º) Kau Machado (PR/Ávila Racing), Ford Ranger, a 2 voltas

NÃO COMPLETARAM

Felipe André (SP/Multi Marcas Motorsport), Ford Ranger, a 6 voltas

Franco Stédile (RS/Gramacho Racing), Chevrolet S10, a 7 voltas

Carlos Benedetti (SC/Unikart), Chevrolet S10, a 8 voltas

João Ometto (SP/TG Competições), Chevrolet S10, a 14 voltas

Charles Macedo (SC/Rogel Motorsport), Ford Ranger, a 19 voltas

José Valentini (RS/Valentini Competições), Ford Ranger, a 19 voltas

Nelson Bazzo (RS/Bazzo Racing), Chevrolet S10, a 20 voltas

Luiz Cláudio Reis (SC/Scala Racing Team), Ford Ranger, a 23 voltas

Alessandro Da Cas (RJ/Da Cas Racing), Chevrolet S10, a 24 voltas

Flávio Marcílio (SP/Marcílio Motorsport), Dodge Dakota, a 24 voltas



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.