A chuva dificultou a tarefa das equipes no primeiro dia de treinos para a temporada 2005 do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. Os pilotos tiveram duas sessões extra-oficiais nesta sexta-feira (20) no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre, tempo que aproveitaram para testar o resultado do trabalho de adaptação das caminhonetes aos kits biturbo, principal novidade da categoria para este ano.
João Campos, que conquistou todos os campeonatos da categoria entre 2001 e 2004, foi o mais rápido do dia. A ausência de cronometragem, atribuída ao caráter extra-oficial dos treinos, e o clima chuvoso impediram parâmetros precisos de comparativo. Ainda assim, o piloto gaúcho mostrou-se satisfeito com os tempos aferidos pelos cronometristas de sua equipe própria, a João Campos Motorsport. “Estamos bem”, avaliou, ao final da tarde.
A vantagem de mais de um segundo que consolidou no cronômetro em relação a seus adversários mais próximos é vista com ressalva pelo tetracampeão brasileiro da Pick-up Racing, que tem em sua Ranger o número 1 e as logomarcas de Drebor Borrachas, Cortiana Plásticos e JR Acessórios. “Há vários fatores que a gente tem que levar em conta. A condição da pista variou muito durante o dia, isso pode ter me ajudado. Não dá para saber”, diz.
O também gaúcho Eduardo Freitas, que fará na prova deste domingo (22) em Tarumã sua estréia na Pick-up Racing, usou os testes desta sexta para buscar uma adaptação maior à categoria. “Acho que ele fez o que é certo. Ainda não tem o domínio pleno do carro, e a pista estava perigosa”, opina o tetracampeão. “Nos treinos de amanhã (sábado) vai dar para ter uma noção bem precisa do que cada um vai poder fazer na corrida”, ele acrescenta.