Embratel une experiência a juventude

A experiência do paranaense Ariel Barranco e a juventude do carioca Pedro Palhares são as armas com que a equipe Embratel 21 Motorsport vai iniciar, neste domingo, a disputa do Campeonato Brasileiro de Stock Cars V8 Light. Apesar da diferença de idade, ambos têm muitos fatos em comum.

Com 41 anos e cinco títulos em seu currículo, inclusive o de campeão brasileiro da Stock Light em 1995, Barranco retoma a trajetória iniciada nos anos 60 pelo pai, Altair Barranco, um dos grandes nomes da fase romântica das carreteiras; com 25 anos e apenas um título, Pedro dá continuidade aos feitos esportivos do pai, Heitor Peixoto de Castro, e dos tios Sérgio Peixoto de Castro e João Carlos Palhares.

Heitor e Sérgio foram partes da mais significativa geração carioca no automobilismo. Correndo respectivamente com um Simca e uma Berlineta Interlagos, eles eram os principais obstáculos às vitórias das equipes paulistas nos circuitos da Barra, da Ilha do Fundão e, posteriormente, no Autódromo do Rio de Janeiro. João Carlos está na história da Stock Car V8 como o autor da primeira pole position da categoria, em Tarumã no dia 22 de abril de 1979.

Esta tradição serve como incentivo não só para os pilotos, ela também impulsiona Carlos Castrale, o responsável pelos carros da Embratel 21 Motorsport na categoria, a fazer sempre o melhor. Incansável, ele fez questão de desmontar e remontar integralmente os dois carros após o teste coletivo de Interlagos e, nesta terça-feira, levou-os à ZF Racing Products para medir detalhadamente a potência dos motores.

“Estou muito otimista com o trabalho dele”, avaliou Barranco. “Em cada remontagem se ganha um pouco mais, se aperfeiçoa o posicionamento e o encaixe dos componentes. E o dinamômetro de solo da ZF mostrou que os nossos motores não devem nada aos dos outros concorrentes”. Isso deu ao jovem Pedro a oportunidade de estudar Interlagos, uma pista em que pouco andou até hoje.

“É um traçado cheio de segredos que só se descobre depois de centenas de voltas ou perguntando a quem conhece. Falei com o Ricardo Maurício, que além de excelente piloto é instrutor do Centro de Pilotagem Roberto Manzini, e ele me ensinou alguns atalhos valiosos. Acho que eu e o Barranco estamos prontos para um bom começo”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.