Cercada de muita expectativa, a temporada 2005 do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 e Stock Car V8 Light será aberta neste fim de semana, no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Grid lotado, novas equipes, pilotos experientes e outros estreantes promissores entram na pista para o primeiro confronto do ano. As atividades começam nesta sexta-feira, com a realização dos primeiros treinos livres.
Lico Kaesemodel, de 21 anos e que vai disputar sua primeira temporada na Stock Car V8 Light, tem bons motivos para estar otimista. O piloto, que se sagrou campeão do Trofeo Maserati 2004, vai correr pela renomada equipe RC Competições, que ano passado levou Giuliano Lossaco ao título da Stock Car V8. Também nos treinos coletivos da categoria, realizados dias 13 e 14 deste mês, Lico ficou com o terceiro tempo, sendo o melhor estreante da categoria.
“Minha expectativa é o pódio, principalmente depois dos treinos, onde meu desempenho foi melhor do que eu esperava. Tenho muito a aprender, sei que esse ano a categoria está ainda mais competitiva, é um novo desafio pra mim, mas estamos muito motivados, eu e toda a equipe. Também o fato de correr numa equipe de ponta dá tranqüilidade”, disse Lico, que estará no cockpit do Astra Hatchback número 63
Ano passado, o grid da Stock Car V8 Light contava com cerca de 16 carros por prova. Para este ano, já estão confirmados 28 e estima-se que 32 carros estarão alinhados em Interlagos, primeira das nove etapas do calendário. A novidade é uma única bateria de 40 minutos, diferente de 2004, quando era disputada em duas baterias de 30 minutos, totalizando 18 corridas. Das 18, o campeão da V8 Light de 2004, Diogo Pachenki, venceu oito. O segundo maior vencedor foi Paulo Salustiano, com três vitórias.