Para o mineiro Sérgio Martins, o Campeonato Brasileiro de Stock Light do próximo ano já começou. Vice-campeão de kart de seu estado, o empresário do setor atacadista compete com os pequenos monopostos desde 1998, mas depois de experimentar a alta potência dos carros de competição nas etapas de Brasília, ele quer mais. Neste fim de semana, Sérgio é presença garantida nas duas últimas rodadas da Stock Light, que disputará ao volante do carro da equipe Action Power.
O empresário de 42 anos não esconde a ansiedade com que aguarda o início dos treinos oficiais. Vai ser sua primeira participação com um Stock Light em Interlagos – para apressar o aprendizado, ele passou a quinta e a sexta-feiras da última semana treinando com um Omega na pista paulistana, e fez tempos bastante promissores.
“Os pontos em comum entre o Omega que usei e o Stock Light são apenas o tamanho, o peso e os pneus”, avalia Sérgio, “mas o importante era aprender a as melhores trajetórias e os pontos de freada. Na hora do treino oficial, posso me concentrar apenas nas reações do Light”. Seu objetivo é provar que merece um lugar na poderosa equipe paranaense no próximo ano. “Só tenho essas duas chances para convencê-los, não é muito, mas vale a pena o esforço. Além do equipamento e do trabalho de pista de altíssima qualidade, na Action Power poderei me aproximar do Cacá Bueno e do Thiago Marques, feras da Stock V8, e do Tarso Marques, que tem experiência até na Fórmula 1”.
Paulo de Tarso, diretor geral da escuderia, não esconde que Sérgio vai ter de mostrar seu valor em Interlagos. “Em 2005, nossa prioridade é dar o título de campeã à Petrobras, que nos patrocina na Stock V8. Tanto o carro do Thiago quanto o do Cacá Bueno estão entre os mais rápidos da categoria, mas a evolução não pára nunca. Por isso, em princípio não pensamos em participar da Light, mas há fatores que podem mudar essa decisão, como o desempenho e a atitude do Sérgio. Sei que ele é totalmente inexperiente em carros, mas se tiver empenho, vamos ajudá-lo a compensar isso com nossa experiência e os resultados aparecem. Vou observá-lo em Interlagos e então decidirei”.