Depois de dominar os quatro treinos livres do Grande Prêmio Comgás, válido pela 8a etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing, Flávio Marcílio não conseguiu a segunda pole position consecutiva para a Dodge Dakota. O terceiro colocado do Campeonato, Emerson Duda, estragou a festa do paulista e larga em primeiro na corrida que tem início às 14h deste domingo (14), em Interlagos (SP).
A penúltima etapa reserva muitas emoções para o público, já que pelo menos seis pilotos têm chances reais de vencer. Ao lado de Duda na primeira fila larga o gaúcho Nelson Bazzo, atual líder do Campeonato. “Com os problemas enfrentados em todo final de semana, o segundo lugar é ótimo. Até porque venci as corridas quando larguei nessa posição, este ano. Vou fazer de tudo para manter a escrita”, brinca Bazzo.
A terceira colocação ficou com o vice-líder do certame, João Campos. “Estamos com dificuldades no acerto da suspensão. A pista está bem diferente do ano passado, quando venci, pois está com mais aderência. Mesmo assim, estou no páreo e não vou deixar a vitória escapar tão fácil”, explica o tricampeão da categoria.
Marcílio estava com vantagem nos treinos e por isso decidir não utilizar pneus novos. Mas quando os colocou para as duas voltas de classificação cronometradas perdeu rendimento e ficou apenas com o quarto melhor tempo. “Mesmo assim estou confiante para a corrida. Quero vencer aqui no meu estado, numa pista que conheço bem e onde já tive muitas alegrias”, ressalta.
Duda comemorou muito a pole: “fizemos um teste no último treino e deu certo. O resultado apareceu na tomada de tempos. Largar na frente é bom, mas não é determinante, pois Interlagos tem muitos pontos de ultrapassagem”, lembra.
Por esse motivo, é uma unanimidade entre os pilotos que ter um carro equilibrado, que se mantenha constante durante os 40 minutos de corrida, é o ponto crucial para alcançar a vitória, independente do lugar no grid, que terá 19 pick-ups.
Outro destaque do treino classificatório foi Gustavo Sucolotti, que ficou com a quinta colocação, melhor posição de largada dele na categoria. “Estou evoluindo a cada prova. E, com certeza, os dois pódios consecutivos nas últimas provas me deram mais confiança”, confessa. Ao lado dele, na terceira fila, larga Kau Machado.
O Grande Prêmio Comgás pode definir com uma prova de antecedência o campeão de 2004. Mas o único piloto que tem essa chance é Nelson Bazzo. Para isso, ele tem que vencer a prova e torcer para João Campos ter um resultado pior que um quinto lugar e Duda não chegar em segundo.
Uma outra combinação, com Bazzo em segundo, Campos com um resultado pior que a décima colocação e Duda não chegar entre os cinco primeiros, também antecipa a definição do título.
Além disso, a etapa de Interlagos marca a entrada de um novo sistema de distribuição de combustível nos motores das pick-ups. “Esta evolução tecnológica comprova que a Pick-up Racing é um grande laboratório de testes para o Gás Natural Veicular (GNV). O resultado tem sido muito bom”, destaca o coordenador de marketing de gás e energia da Petrobras, Eduardo Machado.
Alguns pilotos tiveram problemas na tomada de tempos e não conseguiram uma boa posição no grid. Cláudio Ricci, que estava entre os cinco primeiros em todos os treinos, enfrentou problemas no motor da S10, ficando apenas com o 11o lugar. O propulsor também foi a “pedra no sapato” de Luiz Reis, Alessandro Da Cas, Guilherme Augustin, José Valentini e Marcel Wolfart, que nem conseguiu fazer a tomada de tempos. Por outro lado, as equipes de Léo Parisotto e Carlos Kray não conseguiram um ajuste adequado de suspensão.
A transmissão da prova pela TV Bandeirantes começa às 14 horas. A Pick-up Racing conta com o patrocínio da Petrobras e apoio da CBA, Rodas Binno, Pirelli e MAT Cilindros.
GRANDE PRÊMIO COMGÁS
TOMADA DE TEMPOS
1º) Emerson Duda (PR/Ford Ranger), 2min02s402
2º) Nelson Bazzo (RS/Chevrolet S10), 2min02s755
3º) João Campos (RS/Ford Ranger), 2min03s088
4º) Flávio Marcílio (SP/Dodge Dakota), 2min03s188
5º) Gustavo Sucolotti (MS/Chevrolet S10), 2min03s455
6º) Kau Machado (PR/Ford Ranger), 2min05s105
7º) Franco Stedile (RS/Chevrolet S10), 2min05s135
8º) Eduardo Heinen (RS/Chevrolet S10), 2min05s597
9º) Alessandro Da Cas (RJ/Chevrolet S10), 2min05s886
10º) Carlos Kray (RS/Chevrolet S10), 2min06s320
11º) Cláudio Ricci (RS/Chevrolet S10), 2min06s484
12º) Léo Parisotto (SC/Ford Ranger), 2min06s573
13º) Abramo Mazzochi (RS/Ford Ranger), 2min06s814
14º) José Valentini (RS/Ford Ranger), 2min07s328
15º) Luiz Reis (SC/Ford Ranger), 2min08s387
16º) Igor Szymanski (SP/Ford Ranger), 2min10seg218
Não fizeram a tomada de tempos
Guilherme Augustin (RS/Ford Ranger)
Marcel Wolfart (SC/Ford Ranger)
Edson Thomé (SP/Chevrolet S10)