Nelson Bazzo vence e embola o campeonato

Seis etapas, quatro vencedores diferentes. O equilíbrio é a tônica da temporada 2004 da Copa Petrobras Pick-up Racing. Na etapa realizada neste domingo (12 de setembro) no Autódromo de Guaporé, no Rio Grande do Sul, Nelson Bazzo saiu da maré de azar e venceu a primeira prova no ano, a segunda da Chevrolet – contra quatro da Ford.

Logo na largada, Emerson Duda perdeu a primeira posição do Grande Prêmio Sulgás para Bazzo, que começou a abrir vantagem. Na terceira volta, João Campos também conseguiu superar Duda e assumiu a vice-liderança da prova. Na briga pelo quarto lugar, Alessandro Da Cas bateu na traseira de Marcel Wolfart e ambos abandonaram.

Em seguida, foi a vez do estreante Carlos Benedetti sair da prova, com problemas na Ford Ranger número 17. Quem também abandonou com problemas na pick-up foi Milton Vianna. Devido à forte chuva que caiu na região, a corrida foi um festival de escapadas e rodadas. Primeiro, o novato Guilherme Augustin e o catarinense Luiz Reis bateram no final da reta. Kau Machado, Alceu Feldmann, Léo Parisotto e Duda também sofreram com uma poça de óleo que se formou na “curva do túnel”.

Kau e Feldmann levaram a pior e abandonaram, quando estavam entre os cinco primeiros colocados. “Dominei os treinos e vinha fazendo uma boa prova, mas escapei por causa do óleo. Agora, é pensar na próxima etapa”, comentou Feldmann, que disputa a etapa do Rio de Janeiro da Stock Car V8 no próximo domingo.

Cláudio Ricci ia para cima dos dois primeiros colocados mas saiu da pista. “Quando fui ultrapassar o Flávio Marcílio, que era retardatário, ele me jogou para fora da pista”, lamentou o piloto gaúcho, entendendo que as condições climáticas estavam dificultando a visibilidade dos pilotos. “Sei que ele não fez isso intencionalmente, mas agora estou definitivamente fora da disputa pelo título”, lamentou.

No vigésimo minuto de prova os boxes foram abertos para a liberação do segundo cilindro de gás natural veicular (GNV), combustível utilizado pela categoria de forma inédita no mundo. Os dois primeiros colocados (Bazzo e Campos) entraram juntos no pit stop, mas a equipe do tricampeão da categoria trabalhou mais rápido e Campos assumiu a ponta. Uma volta depois, Bazzo deu o troco e voltou à liderança.

Antes do final da prova, Bazzo foi atrapalhado pelo próprio companheiro de equipe, Eduardo Heinen, que era retardatário, e quase foi ultrapassado. “Foi o momento mais tenso da prova. O Heinen não enxergava nada, por causa do vidro embaçado, e não me deu espaço para passar. Com isso, quase perdi a vitória. Mas agora temos é que comemorar a nova fase”, destacou, logo após a festa do pódio.

Campos não lamentou o segundo lugar, pois reassumiu a liderança do campeonato. “Agora é o momento de pensar no título. O resultado foi bom, pois cheguei na frente do meu principal oponente na briga pelo título”, completou Campos.

Para Duda o quarto lugar também foi bom. “Quando escorreguei no óleo e minha pick-up foi na direção da barreira de pneus pensei que seria fim de prova. Mas consegui voltar e me manter vivo na briga pelo título”, observou o piloto paranaense, que caiu para a vice-liderança do campeonato, com apenas um ponto de desvantagem em relação a Campos.

Numa corrida de recuperação, Abramo Mazzochi, o sétimo no grid, cruzou a linha de chegada em terceiro. “Foi bom voltar ao pódio. Estava numa fase ruim, que graças a Deus acabou”, comemorou.

Quem também festejou muito o resultado foi o sul-matogrossense Gustavo Sucolotti, quinto colocado na etapa. “Este foi o meu primeiro pódio na Pick-up Racing. Foi uma corrida inesquecível, que me dá um novo ânimo para as próximas provas”, disse.

Aliás, a próxima etapa acontece no dia 10 de outubro na cidade natal do jovem piloto: Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A Pick-up Racing conta com apoio da Petrobras, CBA, Cilindros MAT, Binno e Pirelli.

Grande Prêmio Sulgás – 6ª etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing

RESULTADO FINAL – APÓS 24 VOLTAS

1 – Nelson Bazzo (S10 0 – Bazzo Competições – RS)

2 – João Campos (Ranger 1 – J. Maino – RS)

3 – Abramo Mazzochi (Ranger 25 – J. Maino – RS)

4 – Emerson Duda (Ranger 12 – Ávila Racing – PR)

5 – Gustavo Sucolotti (S10 81 – GS Racing Team – MS)

6 – Eduardo Heinen (S10 9 – Bazzo Competições – RS)

7 – Franco Stedile (S10 4 – Gramacho Racing – RS)

8 – Luiz Reis (Ranger 8 – Scala Racing – SC)

9 – Leo Parisotto (Ranger 21 – MR Racing Team – SC)

10 – Guilherme Augustin (Ranger 27 – Rogel Sports – RS)

11 – Claudio Ricci (S10 50 – Rogel Sports – RS)

12 – Flavio Marcílio (Dakota 38 – Marcílio Motorsport – SP)

13 – Neca Bueno (Ranger 29 – J. Maino – PR)

14 – Alceu Feldmann (Ranger 10 – Gramacho Racing – PR)

15 – Kau Machado (Ranger 7 – Ávila Racing – PR)

16 – Milton Vianna (S10 77 – Vianna Team – PR)

17 – Carlos Benedetti (Ranger 17 – Exatidão Racing – RS)

18 – Marcel Wolfart (Ranger 99 – Exatidão Racing – SC)

19 – Alessandro Da Cas (S10 73 – Da Cas Sport Racing – RJ)

Melhor volta: João Campos – 1min32s331

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO – 10 PRIMEIROS

1 – João Campos – 77 pontos

2 – Emerson Duda – 76 pontos

3 – Nelson Bazzo – 67 pontos

4 – Kau Machado – 44 pontos

5 – Alessandro Da Cas – 35 pontos

6 – Abramo Mazzochi – 30 pontos

7 – Eduardo Heinen – 25 pontos

8 – Claudio Ricci – 22 pontos

= Marcel Wolfart – 22 pontos

10 – Flavio Marcílio – 18 pontos



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.