A Copa Petrobras Pick-up Racing está na reta decisiva da disputa pelo título de 2004. A categoria, a primeira do automobilismo mundial a adotar como combustível o gás natural veicular, cumpre neste ano a quarta temporada de sua história. Após a realização de cinco das nove corridas previstas no calendário, já há um indicativo de quem são os pilotos que, nas quatro próximas etapas, vão compor a disputa pelo título nacional.
O público da Pick-up Racing vai poder acompanhar no próximo domingo (5) um resumo completo de tudo que acontece até aqui na disputa pelo título da Copa Petrobras Pick-up Racing. A Rede Bandeirantes, que desde o ano passado transmite ao vivo todas as provas da categoria, sempre a partir das 14h, prepara um programa especial com compactos das cinco etapas. Esse especial, com meia hora de duração, vai ao ar a partir das 19h30.
A temporada teve início em Curitiba no dia 23 de maio, com vitória do gaúcho João Campos, tricampeão. Em Brasília, no dia 13 de junho, a vitória foi do paranaense Emerson Duda, duas vezes vice-campeão. Em Tarumã, no dia 4 de julho, Campos voltou a vencer. A quarta etapa, em 15 de agosto, aconteceu em Caruaru, marcando a primeira vitória do carioca Alessandro Da Cas. Duda ganhou a prova de 22 de agosto, em Fortaleza.
Emerson lidera a classificação com 66 pontos, quatro a mais que João. Se considerado um dos dois descartes de resultados impostos pelo regulamento a cada piloto, uma vez que a competição já atingiu sua segunda metade, o gaúcho é o primeiro colocado, com dois pontos a mais que o paranaense. “Essa fase do campeonato foi difícil”, considera Campos. “Não houve uma única corrida, sequer, em que eu não tenha enfrentado problemas”.
Apesar das dificuldades que relaciona, o tricampeão brasileiro vê um lado positivo em sua campanha rumo ao quarto título consecutivo da Pick-up Racing. “A minha situação no campeonato, hoje, é melhor que no ano passado”, constata. Em 2003, sua desvantagem na tabela após as duas provas nordestinas, também válidas pelas quarta e quinta etapas, era maior. “Minha situação é boa, a chance do título existe e nós estamos trabalhando para isso”.
A próxima etapa, na gaúcha Guaporé, vai acontecer em 12 de setembro. A Ranger número 1 de João está pronta para a competição, segundo o piloto. “Já fizemos tudo que tínhamos de fazer, agora é esperar por mais um fim de semana muito competitivo”, garante. A partir desta quinta-feira (2), o carro está exposto na 27ª Expointer, em Esteio, no estande da Sulgás, que o patrocina juntamente com Moreflex, Keko Acessórios, Cortiana e Landirenzo.