Não é só por causa das belas paisagens, do turismo e do vinho que a Serra Gaúcha é conhecida internacionalmente. A região também possui um dos autódromos mais bonitos e bem cuidados do Brasil, localizado na cidade de Guaporé. O circuito, que está sempre florido, tem animais domésticos e uma lagoa na parte interna do traçado, recebe no próximo final de semana (11 e 12 de setembro) a 6a etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing, única categoria do automobilismo mundial que utiliza veículos movidos a gás natural veicular (GNV).
A cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes e fica a 210 quilômetros de Porto Alegre, também é conhecida pelas inúmeras indústrias de jóias, responsáveis pela produção de cerca de cem mil peças anualmente. Na semana que antecede um evento no Autódromo, a tranqüila cidade se transforma. Nas duas outras ocasiões que a Copa Petrobras Pick-up Racing passou por Guaporé, em 2001 e 2003, a mudança foi notória, com centenas de pessoas acampando no circuito na sexta-feira que antecedia a corrida.
Mais uma vez, a Pick-up Racing desembarca na região, projetando a cidade no cenário nacional, já que a prova terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV Bandeirantes, a partir das 13h15 de domingo. O tradicional autódromo já sediou provas da Fórmula 3 Sulamericana e das principais competições do automobilismo nacional. A pista tem 3.080 metros, uma das maiores retas dos circuitos brasileiros, com 780 metros de extensão, e dez curvas.
O público pode esperar qualquer coisa da corrida do dia 12, menos monotonia. O reinado do tricampeão da categoria, João Campos, nunca esteve tão ameaçado. O gaúcho era o “bicho-papão” da Copa Petrobras Pick-up Racing e detinha praticamente todos os recordes da competição.
Em 2004 a história está sendo diferente. Campos venceu apenas duas, das cinco provas disputadas até aqui, e ocupa a segunda colocação no campeonato, quatro pontos atrás de Emerson Duda. Por enquanto, a pole position neste ano tem apenas um nome: Nelson Bazzo, que igualou o recorde de João Campos, largando cinco vezes consecutivas na primeira posição.
Na segunda e na quinta etapa o vencedor foi Duda. Alessandro Da Cas completa o rol dos vencedores, já que faturou a quarta corrida deste ano. Muitas ultrapassagens, brigas pela vitória até a última volta e confusões dentro e fora da pista não faltaram nas primeiras provas do ano, realizadas em Curitiba (PR), Brasília (DF), Tarumã (RS), Caruaru (PE) e Fortaleza (CE).
Na etapa de Guaporé não deve ser diferente. Além de Duda, Campos, Da Cas e Bazzo, que é o terceiro colocado na tabela de classificação, outros pilotos aparecem como favoritos à vitória.
Os gaúchos Cláudio Ricci, Abramo Mazzochi, Marcel Wolfart (que está com a equipe sediada em Lages-SC), Franco Stédile e Eduardo Heinen contam com o apoio da torcida para a conquista da primeira vitória deles na categoria, que coloca na pista os modelos Ford Ranger, Chevrolet S10 e Dodge Dakota.
Mas os pilotos de outros estados querem acabar com o domínio gaúcho nas provas de Guaporé, que foram vencidas por João Campos em 2001 e 2003. Os paranaenses Kau Machado e Milton Vianna e o paulista Flávio Marcílio também têm grandes chances de desbancar os favoritos.
Um novo piloto, que estréia na categoria em Guaporé, pode “apimentar” ainda mais a disputa. Alceu Feldmann continuará correndo na Stock Car V8, mas entra na Copa Petrobras Pick-up Racing com o intuito de vencer pelo menos uma prova neste ano e brigar pelo título em 2005.
Os ingressos para o final de semana (11 e 12 de setembro) estão sendo vendidos nos postos Petrobras da região por R$ 10,00. Com a ação social promovida pela Copa Petrobras Pick-up Racing desde sua criação, quem doar um quilo de alimento não-perecível ganha 50% de desconto na compra da entrada. A categoria conta com o apoio da Petrobras, CBA, Cilindros MAT, Binno e Pirelli.