Ricardo Zonta e a equipe Shell-RCM confirmaram a expectativa da véspera, brilhando na primeira metade da rodada dupla da Stock Car no Velopark.
O ex-F1 foi o mais veloz no Q1 e no Q2 e vinha para a pole no Q3 quando uma bandeira vermelha interrompeu a sessão com seu Corolla #10 no último trecho da pista. Ele então largou em segundo e terminou a primeira prova na mesma posição. Na segunda corrida chegou a disputar no top5, recebendo a bandeirada em 11º.
Com o desempenho no mais curto autódromo do calendário, Zonta saltou de oitavo para quarto na classificação. E sabe que pode avançar mais ainda neste domingo, quando a Stock Car repete a programação no Velopark com a sexta etapa da temporada.
Já a dupla da equipe Shell V-Power, composta por Átila Abreu e Galid Osman, teve uma jornada mais conturbada no sábado. O sorocabano conseguiu avançar para o Q2 na tomada de tempo, mas lutou com um carro desequilibrado nas corridas e ainda foi atingido na traseira com força por outro concorrente, danificando seus pneus na segunda prova. Ele foi 16º na primeira bateria e 25º na segunda. Osman terminou a primeira em 21º e abandonou a segunda corrida por um furo no pneu.
As corridas
Zonta largou por fora na primeira fila e foi espremido pelo pole na tomada da curva 1, contornando em segundo lugar. Átila fechou a primeira volta em 14º e Galid em 23º.
O pelotão se acomodou e a diferença de Zonta para Gabriel Casagrande era de 2.3s na volta 7, com o atual campeão ganhando terreno. Mas nas voltas 11 e 12 o piloto Shell baixou para a casa de 1s a diferença. O concorrente fez seu serviço obrigatório de pit-stop uma volta antes do ex-F1, que saiu na liderança depois do fim da janela de paradas, favorecido por um memorável trabalho da equipe Shell-RCM.
Nas voltas 19, 21 e 22, Zonta e Casagrande se alternaram na liderança, cada qual usando o botão de ultrapassagem de uma vez. Até que após a última ultrapassagem do carro #83, os dois resvalaram nos pneus da entrada da chicane da curva 1. Faltavam 8 minutos para o final e o pneu dianteiro direito do Corolla #10 começou a soltar fumaça. E assim eles foram até a bandeirada.
Átila tratou de se defender como era possível dentro do top15, mas o Chevrolet Cruze #51 perdeu rendimento na fase final da prova, terminando em 17º, cinco posições à frente de Galid.
Na segunda corrida, Zonta levou toques de todos os lados largando em nono, e se posicionou em 11º até a janela de paradas. Átila tentava avançar dentro do top15, mas teve seu carro abalroado por outro competidor no início, comprometendo mais ainda o equilíbrio e a conservação dos pneus. Galid acabou coletando algum detrito na pista decorrente dos inúmeros contatos entre os carros antes do longo safety-car que se alongou entre as voltas 3 e 8 e rodou depois da relargada com o pneu do #28 furado.
Na 14ª volta a janela de pits foi aberta. Átila parou na 15ª e Zonta na seguinte. Novamente a equipe Shell-RCM fez um grande trabalho, mas Zonta sentiu ter atrapalhado outro competidor em seu retorno da parada e devolveu a posição.
Ocorre que este piloto acabou superado por outros concorrentes nas voltas seguintes, impedindo o vice-campeão de 2020 de avançar dentro do top10. Zonta acabou a corrida em 11º, com Átila em 19º.
O que eles disseram:
“No classificatório tínhamos ritmo para a pole, mas a bandeira vermelha na última curva não nos permitiu. Larguei de segundo e fiz uma ótima corrida, a equipe fez um trabalho incrível de pit-stop, tanto que sai na frente na parada. Eu e o Gabriel trocamos push por algumas voltas e consegui passar ele e abrir vantagem. Fui atrapalhado por um carro lento na freada da oposta e o Gabriel aproveitou. Depois disso não consegui mais atacar ele, o ritmo era muito próximo.
O carro está muito bem e conseguimos uma boa corrida 2, a estratégia foi boa e a parada também. Sai na frente de vários carros e achei que tivesse atrapalhado o Khodair. Fui atrapalhado na saída algumas vezes, teria a chance de terminar em quinto se não fosse isso.”
Ricardo Zonta
“No quali conseguimos reagir em relação às etapas anteriores e este era nosso primeiro objetivo. Mas infelizmente o carro em ritmo de corrida estava muito desequilibrado e me senti uma presa fácil diante dos leões do grid. É um pouco desanimador, pois gosto muito de correr no Velopark e sei que poderia entregar mais nesta etapa. Felizmente temos outra corrida já amanhã e a perspectiva de sair daqui com melhores resultados”
Átila Abreu
“Infelizmente meu carro nunca mais foi o mesmo depois da quebra do treino livre ontem. Tentamos mudar algumas coisas para as corridas, mas o resultado não foi positivo. No fim tive ainda um pneu furado, que me forçou a abandonar”
Galid Osman
Domingo, 3 de julho
09:00 – 09:10 – Warmup
09:45 – 10:30 – Quali – Etapa 6
14:10 – Corrida 1 – 30 minutos +1 volta
14:48 – Corrida 2 – 30 minutos +1 volta
Stock Car 2022 – Classificação (top10):
- Gabriel Casagrande 173
- Daniel Serra 155
- Rubens Barrichello 134
- Ricardo Zonta 103
- Gaetano di Mauro 100
- Guilherme Salas 96
- Matías Rossi 95
- Nelson Piquet Jr 95
- Cesar Ramos 93
- Bruno Baptista 91
