Ricardo Zonta colocou a Shell com o segundo melhor tempo desta sexta-feira em Interlagos, a apenas 0.058s da melhor marca do dia.
No melhor estilo paulistano, a chuva marcou presença no primeiro treino livre da sétima etapa da Stock Car, de forma que restou apenas o segundo treino do dia para buscar o melhor ajuste para os pneus slick.
E neste cenário pesou a experiência do paranaense do Toyota Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM. Zonta mostrou que não foi por acaso que venceu duas vezes a Corrida do Milhão em Interlagos e tratou de usar o shakedown pela manhã para buscar as referências necessárias para uma bela performance na última sessão do dia.
Galid Osman ficou contente com o rendimento do Chevrolet Cruze #28 da equipe Shell V-Power com pneus usados, mas apontou que há margem para melhorar o desempenho com compostos novos. É sua expectativa para avançar ao Q3 neste sábado pela terceira vez consecutiva em São Paulo. Ele fechou o segundo treino livre em vigésimo, seis posições à frente do companheiro.
Já Átila Abreu, vencedor da Grande Final da Stock Car em São Paulo na temporada 2015, observou que tanto o seu Chevrolet Cruze #51 quanto o outro carro da equipe Shell V-Power não conseguiram repetir no treino o desempenho do shakedown, quanto foram terceiro e quarto colocados.
O sorocabano antecipou uma noite de muita análise de dados com a equipe de engenharia, para buscarem retomar o rumo certeiro que a equipe apresentou na primeira passagem da Stock Car por Interlagos neste ano, bem como na temporada 2021.
Neste sábado acontece um warmup e o quali. A rodada dupla está marcada para domingo, com a primeira largada prevista para 13h10. A Band exibe as corridas ao vivo, bem como os canais Sportv, que mostram também o quali na véspera.
O que eles disseram:
“Treino foi muito importante. Foi, na prática, o único treino do dia além do shakedown, de apenas dez minutos. De manhã já foquei pois haveria a chance de chover no primeiro livre então quis buscar referências para este treino do fim da tarde, que é o último. O carro está bem equilibrado e temos ainda algumas coisinhas para ajustar. Acredito que vai ser positivo porque temos um bom balanço do carro para o fim de semana”
Ricardo Zonta
“A gente vem de um retrospecto bom em Interlagos, nas últimas duas corridas avançando até o Q3 na tomada de tempo. Mas estamos com algum problema há umas três etapas deste ano: nosso carro não cresce tanto quanto os dos concorrentes quando colocamos pneus novos. Então precisamos trabalhar e analisar os dados, acredito que a gente consegue virar esse jogo para o quali, basta tentar dar uma arriscada no acerto, que vai dar certo”
Galid Osman
“De manhã o carro parecia promissor, mas é shakedown, todo mundo acamando as pastilhas de freio e sem saber as condições de pneu de cada um. A gente não fez o primeiro treino livre oficial por causa de chuva. Como a previsão é de tudo no seco, avaliamos que não valeria a pena molhar o assoalho do carro. No treino da tarde fizemos algumas modificações e o carro se comportou de uma maneira muito diferente do que havia sido de manhã. Óbvio que a pista tinha menos aderência, mas alguma coisa que nós fizemos não surtiu efeito. E os dois carros estão mal… Precisamos entender, porque o Galid andou bem aqui na primeira corrida e está sofrendo bastante. Eu tinha problema de motor na primeira, aparentemente está melhor nesta etapa, mas a gente não conseguiu transformar isso em velocidade e performance. É preocupante, mas vamos trabalhar virando a noite sobre os dados para ver o que podemos fazer”
Átila Abreu
Stock Car – Etapa 7 – Interlagos
Sábado, 30 de julho
12:45 – 12:55 – Warmup
13:10 – 13:55 – Quali
Domingo, 31 de julho
13:10 – Largada Corrida 1 (30 min + 1 volta)
13:48 – Largada Corrida 2 (30 min + 1 volta)
