Stock Car anuncia retorno a Buenos Aires ainda na temporada 2023

A Stock Car está ultrapassando as fronteiras brasileiras. Nesta quarta-feira (12), através de uma coletiva de imprensa virtual, a principal categoria brasileira anunciou etapa em Buenos Aires, Argentina, ainda em 2023, além de parceria com a TC2000 a partir do próximo ano.

A corrida está prevista para acontecer no segundo semestre do campeonato. A data indicada pelos responsáveis do certame é de 8 de outubro, logo após Velopark e antes da segunda passagem pelo Velocitta.

A prova em terras hermanas marca o retorno do certame ao país após seis anos. A primeira vez em que correr na capital argentina foi em 2005 e contou com a vitória de Giuliano Losacco. No ano seguinte, foi a vez de Ingo Hoffmann subir ao degrau mais alto do pódio.

Depois, em 2007, já na rodada dos play-offs, Cacá Bueno foi o grande vencedor da Stock Car na Argentina. Por fim, em 2017, última vez que a categoria esteve no país, Felipe Fraga e Rubens Barrichello foram os ganhadores.

Fernando Julianeli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car, fez questão de dizer que “estamos muito felizes nessa parceria entre o automobilismo argentino e brasileiro. Ambos, juntos, somos muito mais fortes, teremos muito mais coisas para fazer no futuro”.

“Hoje, é um dia muito feliz, agradeço ao Rubens [Barrichello], Cacá [Bueno], Matías [Rossi, piloto argentino], estamos quase transformando Matías em brasileiro, e outros ídolos argentinos que estão aqui conosco”.

Barrichello também falou durante a reunião. “Primeiro, quero dizer que estou muito feliz em participar. A verdade é que a união é muito feliz. Sempre competi muito feliz na Argentina, aprendi muito, me diverti muito.”

“Esta união com o Brasil com a TC2000 e Stock Car é incrível. Acredito que todos temos de trabalhar juntos, a união será uma coisa muito bonita, agradável. Estou muito feliz, muito obrigado pela oportunidade. Gosto muito de correr na Argentina”.

Já Cacá disse que “corri muitos anos na Argentina e é uma alegria poder voltar. Quando vamos correr na Argentina, vimos gente com paixão pelo automobilismo, é sempre bom poder aproveitar um final de semana de automobilismo no país.”

“Estamos juntos, acredito que é um caminho que já se tentou em outras oportunidades, e sabemos que temos de se fazer mais presentes. Somos duas potências mundiais no automobilismo, temos de estar juntos”, pontuou.

“Com certeza, é uma oportunidade muito importante e que possamos ter no nosso calendário corridas internacionais”, continuou.

Fernando ainda explicou que não existem planos de unificar a TC2000 e a Stock Car. “Existe, sim, objetivo de quando formos receber a corrida de Super TC2000 no brasil em 2024, por que não, criarmos uma corrida de duplas com pilotos argentinos. Estamos falando com o pessoal da Tango para termos mais pontos de contato”, explicou.

“Mas não há um objetivo de unificar regulamento técnico entre Stock Car e Super TC2000”, concluiu.