Rossi dá ritmo em Interlagos e conquista primeira pole-position na Stock Car

Matías Rossi tem sido o nome da quinta etapa da temporada 2023 da Stock Car. Na classificação realizada na tarde deste sábado (8), o argentino fez volta voadora para conseguir alcançar sua primeira pole-position na categoria brasileira.

O hermano está disputando seu quarto campeonato e agora alinha para sua largada de número 64 e nessas provas disputadas, conseguiu duas vitórias, no Velocitta e Interlagos, além de ter subido oito vezes ao pódio. No ano passado conseguiu seu melhor resultado final ao terminar no quarto lugar.

Fase de grupos

Para a primeira parte da tomada de tempos, o pelotão seria dividido em dois grupos que têm oito minutos cada. Nesse momento, eles precisam se colocar entre os 15 mais rápidos para conseguir avançar para o Q2.

Primeiro grupo de pilotos foi liberado para o Q1 em Interlagos. Apesar de o clima mais fresco em São Paulo, o autódromo de Interlagos tinha bastante sol e céu bastante claro, sem qualquer nuvem ou chance de chuva.

Após os primeiros minutos, Ricardo Zonta era o mais rápido do pelotão, mas a liderança do competidor não durou muito. Isso porque as marcas foram despencando cada vez mais com Gabriel Casagrande tomando a ponta e depois, Guilherme Salas.

Com 1min41s371, Gaetano di Mauro assumiu o primeiro posto nos instantes finais, pouco depois Salas superou o competidor e, na sequência o titular da HotCar retomou a ponta. Bandeira quadriculada e além de os dois pilotos, Zonta, Navarro e Daniel Serra completou os cinco mais rápidos.

Agora, chegou a vez de a segunda metade do pelotão ir para a pista. Neste bloco estava Matías Rossi, da Full Time, piloto que liderou os dois treinos livres em São Paulo.

Allam Khodair, do grupo 1, era quem sustentava a 14ª colocação e, na teoria, era a zona de corte. O competidor da Blau sustentava a marca de 1min42s243, o que não seria problema para que os adversários conseguissem superar.

Não demorou para que os competidores do momento se colocassem dentro do top-15. Rossi, Enzo Elias, Felipe Baptista, Lucas Foresti, Gianluca Petecof e Nelsinho Piquet conseguiam avançar provisoriamente para o Q2.

Bandeira quadriculada e oito pilotos do grupo 2 conseguiram passar para a segunda fase. Rossi mais uma vez tratou de ser o mais rápido ao virar 1min40s394.

Com isso, os 15 que conseguiram passar para a próxima fase eram Rossi, Petecof, Felipe Baptista, Gaetano, Felipe Massa, Nelsinho, Elias, Zonta, Salas, Dudu Barrichello, Navarro, Serra, Bruno Baptista, Cacá Bueno e Lucas Foresti – todos no mesmo segundo.

Q2

Segunda fase da classificação, os 15 pilotos agora brigariam para se colocar entre os seis mais rápidos para, então, brigar pela pole-position. Neste momento, a temperatura estava 24ºC, a pista chegava a 31ºC e a umidade rodava na casa de 34%.

Após as primeiras voltas de instalação, os pilotos começavam a abrir os giros cronometrados. Gaetano foi o primeiro a se colocar na ponta, mas logo foi superado por Felipe, que cravou 0s118 mais rápido que o antigo ponteiro.

Mas Rossi estava determinado em conseguir a pole-position em Interlagos. O argentino, que já tem uma vitória na pista de São Paulo, virou 0s281 mais rápido que Baptista para ficar com a primeira posição provisória.

Os nomes que estavam entre os seis mais velozes eram Matías, Enzo, Bruno Baptista, Felipe Baptista, Gaetano e Navarro. O tempo de corte era 1min41s018.

Bandeira quadriculada e os seis que conseguiram passar para a fase seguinte foram Rossi, Elias, Bruno Baptista, Felipe Baptista, Zonta e Di Mauro completando os seis mais velozes.

Q3

Os pilotos agora teriam os últimos oito minutos da classificação para tentarem abocanhar a pole-position para a corrida 1 do domingo.

O cronômetro começou a rodar, mas os pilotos ainda demoraram um pouco para deixarem os boxes. Só que com menos de cinco minutos, os motores começaram a rasgar as curvas do Autódromo José Carlos Pace.

Primeiras voltas cronometradas feitas e o nome que apareceu na pole provisória pela primeira vez foi Felipe Baptista. O titular da KTF ainda tinha a chance de dar mais um giro rápido.

Mas sem grandes surpresas, com 1min40s786, Rossi saltou para a primeira posição. Felipe, Enzo Elias  e Bruno Baptista completavam os competidores também com tempos anotados.

Bandeira quadriculada e é Rossi quem fica com a pole-position para a corrida 1 em Interlagos. Felipe Baptista é quem divide a primeira fila com o argentino.