Matías Rossi começou na frente o final de semana da Stock Car em Interlagos. No primeiro treino livre realizado na manhã desta sexta-feira (7), o piloto da Full Time Sports tratou de anotar a melhor volta da sessão para ficar com a primeira posição da tabela.
Assim como de costume, as atividades em São Paulo começaram com um shakedown. Mais tarde, o pelotão foi dividido em dois grupos para fazerem suas voltas rápidas para o início do final de semana.
Após os primeiros minutos do grupo 1 autorizado na pista, Gabriel Casagrande saltou para a primeira posição com a marca de 1min42s800. O titular da Vogel fez o melhor tempo em sua segunda volta e apesar de ter sido rapidamente superado por Ricardo Zonta, o atual líder da classificação voltou para a ponta.
Na sequência do competidor vinham Zonta, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Marcos Gomes completando os cinco primeiros colocados com 22 minutos para o encerramento da sessão – portanto, menos de dez minutos rodados.
A medida que o tempo ia passando no autódromo de Interlagos, as marcas também iam despencando. Até que com 1min41s653, César Ramos se tornou o primeiro piloto a virar abaixo de 1min41s e tomar a primeira colocação.
Com menos de oito minutos restando no relógio, o titular da Ipiranga seguia com a volta mais rápida da primeira metade da sessão. Zonta, Gianluca Petecof, Casagrande, Julio Campos, Gomes, Daniel Serra, Barrichello, Tony Kanaan e Cacá Bueno completavam os dez primeiros.
Entre Ramos, o primeiro colocado, e Raphael Teixeira, que ocupa o 12º posto, apenas pouco mais de 1s separam os pilotos, mostrando o equilíbrio do grid.
Encerrado o primeiro grupo, César realmente ficou com o melhor giro dentre os competidores, enquanto a 0s233 do ponteiro, Rafael Suzuki encerrou em segundo. Felipe Baptista, Casagrande e Enzo Elias fecharam o top-5.
Poucos minutos depois, chegou a vez de o segundo grupo ir para a pista. Como de costume, os giros iniciais foram para reconhecimento de pista e adaptação.
Após as primeiras voltas cronometradas, Matías Rossi foi quem se colocou entre os competidores do grupo 1. O piloto hermano fez 1min41s020 para se colocar em quinto – na sequência, em 15º, Dudu Barrichello era o segundo melhor colocado do grupo 2.
Restando 17 minutos para terminar o primeiro treino livre da Stock Car em Interlagos, Ramos seguia em primeiro, com Rossi saltando para segundo, Suzuki, Baptista e Casagrande fechando os cinco primeiros da tabela geral.
Enquanto isso, entre os competidores do segundo grupo, Matías vinha em primeiro, com Dudu Barrichello, Felipe Massa, Denis Navarro e Thiago Camilo fechando o top-5.
Acontece que na reta final da sessão, um novo líder tomou a coroa do treino. Rodando a 1min41s463, Ricardo Maurício se colocou na primeira colocação, enquanto a apenas 0s048 do ponteiro, Nelsinho Piquet estava em segundo. Dos cinco primeiros, apenas Ramos, terceiro, era do primeiro grupo.
Encerrado o treino e nos instantes finais, Rossi saltou para a primeira colocação e fechou o TL1 na primeira posição com 1min40s999, único abaixo de 1min41s. Lucas Foresti, Piquet, Dudu Barrichello e Felipe Massa fecharam o top-5.
