Ricardo Zonta fatura pole position da Stock Car em Mogi Guaçu

pole position da etapa do Velocitta, a quarta da temporada 2022 da Stock Car, parecia endereçada a César Ramos ou Nelsinho Piquet. Ramos foi o mais rápido do treino livre 2 e com grande forma ao longo da classificação, o gaúcho da Ipiranga Racing despontou como favorito na fase final da sessão na tarde deste sábado (14). Piquet foi o melhor piloto nos treinos da sexta-feira e também aparecia bem nas folhas de tempos.

Mas Ricardo Zonta tratou de fazer uma volta espetacular, superou o segundo colocado Ramos por 0s118 e conquistou a pole com o tempo de 1min31s762. É a quinta vez que o paranaense, ex-F1, assegura a posição de honra do grid da Stock Car. A largada está marcada para 13h30 (de Brasília) deste domingo e terá transmissão ao vivo da Band e do SporTV3.

Zonta já largou na pole e venceu no Velocitta, no ano passado, mas após o classificatório lembrou que precisou trabalhar muito para mudar um acerto que considerava o ideal para a pista guaçuana.

“A gente trabalhou muito no fim de semana para chegar no balanço que a gente queria na classificação. Viemos pensando que a receita do ano passado iria funcionar direitinho, mas tivemos de fazer muitas mudanças. E estou muito feliz porque as mudanças foram todas corretas, e o resultado mostra que a gente foi na direção certa com o acerto do carro. Largar na frente aqui é muito importante, principalmente por estar na parte de dentro da primeira curva, então o fim de semana está sendo muito positivo para nós”, destacou.

Sobre a alta possibilidade de chuva para domingo em Mogi Guaçu, Zonta se mostrou confiante. “A chance de chuva é muito grande, todo mundo sabe. Temos um carro muito bom no seco. Temos de ver as adaptações que faríamos para o molhado, mas a base do carro é muito boa, então são coisas pequenas, só para ganhar mais aderência para o pneu de chuva, mesmo”, completou

Felipe Lapenna foi outro piloto que brilhou neste ensolarado e quente sábado no Velocitta. Com a melhor performance entre os pilotos com Chevrolet Cruze, o competidor da Hot Car ficou bem perto da pole e marcou 1min31s938 como melhor volta, a apenas 0s176 do tempo estabelecido por Zonta.

Guilherme Salas, pole e vencedor da Corrida 1 no Velocitta no ano passado, faturou o quarto lugar no grid da prova que abre a etapa deste domingo com o Chevrolet Cruze da KTF Racing, enquanto Gabriel Casagrande, vice-líder do campeonato com 98 pontos, obteve o quinto lugar no alinhamento inicial com o Cruze da A.Mattheis-Vogel. Rubens Barrichello, a bordo do Corolla da Full Time Sports, completou a relação dos seis primeiros colocados do grid.

28 pilotos no mesmo segundo
Quando se leva em conta os tempos aferidos na primeira parte da classificação, no Q1, o equilíbrio é notável. Nada menos que 28 dos 33 carros do grid andaram dentro do mesmo segundo. A diferença do tempo registrado por Nelsinho Piquet, o mais rápido deste segmento com 1min31s745, para Rodrigo Baptista, o 28º, foi de 0s933.

Nelsinho, aliás, não passou para o Q3 por pouco mais de um décimo, mas vai largar entre os dez primeiros. Allam Khodair, que completa 41 anos neste domingo, abre o grid da Corrida 1 no Velocitta em sétimo, à frente de Felipe Baptista, o piloto mais novo do grid, com 19 anos completados em abril. O atual campeão da Stock Series inicia a prova seguido por Nelsinho Piquet, nono no grid, e por Diego Nunes. Sergio Jimenez, que também aniversaria neste domingo e completará 38 anos, parte da 11ª posição, três à frente de Daniel Serra, líder do campeonato com 1 ponto de vantagem para Gabriel Casagrande.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.