Em um dia marcado por tempos muito parecidos entre os concorrentes da Stock Car no Anel Externo de Goiânia, a Shell mostrou que mais uma vez brigará pela vitória na pista onde seus três pilotos já venceram pela categoria.
O destaque do trio foi Ricardo Zonta, aproveitando bem as atualizações aerodinâmicas liberadas para os Toyota Corolla. O ex-F1 colocou o carro #10 da equipe Shell-RCM em terceiro no treino livre, apenas 0.249s do melhor tempo do dia.
Átila Abreu fechou a sessão em 11º com o Chevrolet Cruze #51, enquanto Galid Osman foi vigésimo com o #28, mesmo tendo ficado a apenas 0.557 do recorde do dia.
No shakedown realizado pela manhã, os três terminaram no top10: Átila foi quarto, Galid sexto e Zonta nono.
Neste sábado está programado mais um treino livre e o quali, quando o jogo de vácuo será decisivo pelo que se apresentou na pista goiana. Como os três representantes da Shell estão entre os 11 competidores mais bem colocados na tabela de pontuação, eles todos aceleram no primeiro grupo do Q1 –o que pode possibilitar trabalho em conjunto para o melhor uso do vácuo.
A jornada de domingo começa às 15:10 com a primeira largada. O Sportv exibe a tomada de tempo e as corridas ao vivo, enquanto a Band mostra também as provas no Anel Externo.
O que eles disseram:
“Gosto muito de Goiânia e sempre consigo me adaptar muito rapidamente por aqui. O acerto do carro está feito para duas curvas para a direita, então o carro parece estar com o volante torto na reta, demandando algumas correções. Mas, é o caminho para ter um carro veloz amanhã. Fizemos um bom treino e alguns testes para evoluir a aerodinâmica do carro ainda no dia de hoje O quali é muito importante para um bom resultado então vamos trabalhar para buscar a primeira fila amanhã.”
Ricardo Zonta
“Os Toyota parecem estar muito rápidos de reta após essa modificação que fizeram, talvez tenham passado até um pouco do ponto, mas nossa comparação é com os Chevrolet e entre eles eu estou um décimo e meio do carro mais rápido, sem ter usado vácuo em nenhum momento. Não sei dos outros, mas sei que para mim é de onde estamos para melhor em questão de tempo. O carro melhorou de reta em relação a última corrida, agora é acertar o equilíbrio para ter um carro perfeito no quali amanhã.”
Átila Abreu
“Estamos sofrendo um pouco com a velocidade de reta, principalmente em comparação com os Toyota. É uma pista que exige muito do momento e de conseguir um bom vácuo. Hoje a diferença dele é de uns dois ou três décimos, mais ou menos 15 posições. Amanhã precisamos encaixar uma boa volta sendo puxado pelo vácuo para passar para o Q2 e entender o que precisamos fazer para melhorar.”
Galid Osman
Cronograma da etapa 2 – Goiânia
Sábado, 19 de março
10:25 – 11:35 – Treino livre 2
14:35 – 15:15 – Quali
Domingo, 20 de março
15:10 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
15:37 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)
