Ricardo Zonta mostrou mais uma vez performance de protagonista na Stock Car com as cores da Shell na Stock Car. Vice-campeão em 2020 e terceiro colocado no campeonato do ano passado, quando a categoria tinha diferentes regulamentos desportivos, Zonta mais uma vez foi um dos destaques na abertura da temporada, em Goiânia.
Depois de terminar os dois treinos livres no top5 na sexta-feira, o ex-F1 abriu o sábado com uma respeitável performance no treino classificatório. Zonta avançou ao Q2 e depois se credenciou para disputar a pole no Q3, contra outros sete adversários.
A fase final do treino acabou prejudicada com a chegada de uma chuva sobre o Autódromo Ayrton Senna, o que impediu os tempos de serem melhorados ao longo da sessão. Zonta cravou 1:28.644 no Q3, tempo que rendeu o quinto lugar na tomada de tempo. É nesta posição que o piloto Shell larga neste domingo para a corrida de 50 minutos que mais pontos distribui no fim de semana.
Por força do novo regulamento, a Stock Car passa a realizar uma sprint race de 30 minutos mais uma volta de duração na tarde de sábado. A prova larga com o grid invertido (12 posições em relação ao resultado do quali). Assim Zonta partiu da oitava posição no grid.
Ele logo tratou de conquistar uma ultrapassagem na primeira volta e sustentou o sétimo lugar em batalha com Lucas Foresti até a janela de paradas obrigatórias ser aberta na volta 6.
Com bom rendimento em seu Toyota Corolla, Zonta ficou na pista até a volta 10, quando entrou nos pits em segundo lugar.
Ele retornou à pista em 14º e foi galgando posições conforme os concorrentes paravam para troca de pneus. Na 15ª volta, todos já haviam realizados os pits e Zonta aparecia em sexto.
Ele permaneceu nesta posição até a bandeirada e é também a mesma posição em que aparece na classificação do campeonato após a primeira corrida de 2024.
“É uma corrida totalmente diferente. Com 30 minutos de sprint atuamos em regime de classificação em toda volta e, com esse novo modelo de push-to-pass, bem mais curto, ficou mais difícil ultrapassar. Mudou completamente a estratégia dos pilotos dentro do carro e certamente a organização está atenta pois as ultrapassagens são importantes para a categoria. Mas é o começo de uma história que vai ser apresentar mais clara amanhã, quando essa diferença poderá ficar mais clara. Quem gastou mais push hoje não vai ter tanto no domingo e quem poupou hoje poderá fazer a diferença”, disse Zonta.
“De toda forma é importante começar o ano com bons pontos e estou satisfeito. Tivemos um pequeno erro no pit: o pneu demorou para entrar e perdemos mais ou menos 1.5s. Isso me fez voltar atrás do Casagrande, que eu já havia ultrapassado. Então poderia ter brigado talvez pelo quarto lugar”, completou.
Neste domingo a prova de 50 minutos mais uma volta tem largada programada para 12h.
