Quarta etapa termina da Stock Car com primeira vitória de Dudu Barrichello e 23ª de Daniel Serra

O autódromo de Cascavel tem mais um ponto histórico em seus registros ao coroar um vencedor inédito na Stock Car Pro Series. Neste domingo (18), Daniel Serra venceu a sua 23ª corrida na categoria e Eduardo Barrichello conquistou a primeira dele na principal categoria do automobilismo nacional. Com um P3 primeira corrida e um P5 na segunda, Gabriel Casagrande sai do extremo oeste paranaense na liderança da competição, com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado Thiago Camilo.

A primeira corrida começou com Felipe Fraga na pole position com Daniel Serra dividindo a primeira fila. Os dois ponteiros reagiram bem ao pagar das luzes vermelhas e mantiveram suas posições. Fraga fez a sua parada obrigatória logo na abertura da janela, na nona volta e Daniel Serra apostou em ficar na pista e parou na volta seguinte. No retorno, Fraga estava novamente a frente, com uma vantagem de 1,5s. No 22º giro, faltando cerca de seis minutos para o final, Serra conseguiu ultrapassar Fraga e garantir a sua 23ª vitória na Stock Car. Fraga ficou com a segunda colocação e Gabriel Casagrande no terceiro lugar.

“A gente estava ‘classificando’ nas primeiras voltas e abrimos muito do resto do pelotão e até em um momento a gente até pensou em colocar combustível, porque nós vimos que o Felipe (Fraga) estava muito rápido. Conhecendo ele eu sabia que ele usaria o botão de ultrapassagem em todas as voltas, mas decidimos brigar pela corrida 1. Saindo do pit eu vi que ele usou o push em algumas voltas e não conseguiu abrir tanto, aí eu vi que daria para brigar. ‘Descasamos’ o push e consegui achar a hora certo para atacar. Estou bem feliz”, disso o tricampeão Daniel Serra.

Na segunda prova, quem liderou o pelotão foi Guilherme Salas que ficou com a décima colocação na primeira prova, dividindo a primeira fila com Julio Campos. Os dois ponteiros saltaram bem e conseguiram manter as primeiras colocações na largada.

Quem saltou bem foi Gianluca Petecof, que ganhou três posições na largada e mais quatro na volta seguinte, mas um drive trough aplicado pelo incidente com o carro #29 de Daniel Serra comprometeu a evolução do piloto na prova.

O Safety Car teve papel fundamental no resultado da segunda prova. Com dois acionamentos, uma na terceira volta e outro na logo após a abertura da janela de paradas obrigatórias. 16 pilotos apostaram em parar logo na abertura e então puderam cumprir a obrigação com o Safety Car na pista, enquanto o restante do pelotão teve que esperar até a 12ª volta, com nove minutos no cronometro para fazer a parada.

No fechamento da janela, Dudu Barrichello liderava o pelotão com Cacá Bueno em segundo e Rafael Suzuki em terceiro, mantendo suas posições até a bandeirada final.

“Foi uma corrida onde eu estava com o modo de agressividade ligado num muito alto e desde o começo eu sabia que eu tinha um carro bom. No qualy não foi nada legal, mexemos muito e eu percebi que o carro estava muito melhor. Liguei o modo push e vim muito forte tentando ultrapassar sem push também. Quando eu me vi em terceiro eu pensei que poderia ter um pódio e que teria me esforçar muito e fiquei muito focado. Quando eu me vi em primeiro, eu tentei fazer volta de qualy em cima de volta de qualy e trazer o carro para casa. Eu ainda não consigo acreditar, estou muito, muito feliz”, disse Dudu Barrichelo.

A próxima etapa da Stock Car Pro Series está marcada para o dia 9 de julho, em Interlagos, em São Paulo (SP).