A pole escapou por 0.008. Mas Ricardo Zonta deixou o Toyota Corolla #10 nos pits da equipe Shell-RCM com a sensação de dever cumprido depois do terceiro quali de 2021 no Velocitta. Pela terceira vez na temporada classificando o carro no interior paulista, o piloto paranaense conquistou o direito de largar na primeira fila. Zonta parte em segundo lugar ao lado de Guilherme Salas na primeira bateria da rodada dupla deste domingo com largada marcada para 13h10.
Considerando as provas com inversão de grid, esta será a quarta corrida do ex-F1 partindo da primeira fila em Mogi Guaçu na atual temporada da Stock Car.
Sexto colocado no campeonato, ele teve justamente na pista que recebe a décima etapa da temporada sua melhor performance do ano. Em junho, ele levou cinco troféus do Velocitta: “man of the race”, pole, vitória, P2 e P3.
Já a dupla da equipe Shell V-Power, Galid Osman e Átila Abreu, por pouco não avançou do Q1. Galid ficou a 0.100 com o Chevrolet Cruze #28 e larga em 17º. Átila parte em 19º e sabe que, como Zonta, precisa pontuar bem nas duas baterias do domingo.
Tanto o vice-campeão de 2020 (Zonta) quanto o de 2014 (Átila) já gastaram os quatro descartes autorizados pelo regulamento e contam com todos os pontos das últimas seis provas do ano para disputar o título até a bandeirada final.
Um fator que pode embaralhar completamente a jornada deste domingo é a possibilidade de chuva forte em Mogi Guaçu na hora da largada.
A primeira bateria tem início programado para 13h10, com transmissão ao vivo da Band e Sportv.
O que eles disseram:
“As coisas podem mudar completamente para amanhã, a projeção de chuva fez a gente arriscar tudo para largar o mais para a frente possível. A pole seria o cenário ideal pensando na chuva, seria perfeito. Nossa diferença para a pole estava muito próxima, foi questão de detalhes na reta para largar na primeira posição. Amanhã vamos com tudo para vencer a corrida e coletar bons pontos para o campeonato.”
Ricardo Zonta
“Estamos de olho na chuva para amanhã, no seco é muito é muito difícil de conseguir escalar o pelotão por aqui, na chuva as coisas podem mudar bastante. O desempenho do carro é parecido com o da primeira etapa que andamos aqui, fomos muito mal nos treinos, no quali melhorou um pouco. Se tivesse acertado todos os trechos poderia passar para o Q2, mas não acredito que largaria melhor do que a 15ª posição. A degradação dos pneus me preocupa muito para a corrida amanhã. Vamos pensar em tudo e torcer para se confirmar a previsão de chuva, caso ela não venha, precisamos sentar e entender onde melhorar o carro para conseguir um bom plano amanhã. Preciso chegar entre os 10 para coletar bons pontos e me beneficiar do grid invertido.”
Átila Abreu
“Estamos vindo em uma sequência de largar sempre no meio do grid, está difícil acertar esse passo a frente para entrar no top15. Vamos focar em fazer uma ótima corrida para alcançar o top10 e inverter o grid na segunda prova.”
Galid Osman
Stock Car Velocitta 2
Domingo, 24 de outubro
13h10 – Stock Car – corrida 1 (30min + 1 volta)
