Passado e presente! Mulheres quebram barreiras e marcam presença na Stock Car

A Stock Car é, indiscutivelmente, a principal categoria do automobilismo brasileiro. Com tantos anos na bagagem, já ajudou a destacar grandes nomes do esporte no país e continua se reinventando a cada temporada que se passa.

Entretanto, muitos se enganam ao pensar que a categoria é exclusividade para dirigentes homens, pilotos, mecânicos ou engenheiros. Com o passar dos anos, a mulherada tem ocupado os espaços e se feito presente dentro e fora das pistas.

Ainda nos anos 80, Regina Calderoni quebrou barreiras ao se tornar a primeira pilota a correr no grid de Opalões da Stock Car. Em 1984, disputou duas corridas, ambas em Interlagos, e chegou a correr contra nomes como Ingo Hoffmann, Paulo Gomes e Zeca Giaffone.

Mas ela não foi a única mulher a alinhar no grid. Muitos anos mais tarde, foi a vez de Bia Figueiredo fazer sua estreia e mais do que isso, ser a primeira a disputar um campeonato completo da categoria brasileira – no total, correu seis.

Foram 126 corridas largadas e o melhor resultado que alcançou na carreira foi uma quarta colocação na corrida 2 de Londrina. Sua melhor classificação final foi no campeonato de 2018 quando fechou em 24ª.

E se dentro das pistas as mulheres fazem bonito, fora não seria diferente. Bárbara Rodrigues, ou Babi, como é carinhosamente chamada, se tornou a primeira chefe de equipe a comandar um time no certame do Brasil.

A função veio após a morte de seu pai, o conhecido Amadeu Rodrigues, e, com isso, decidiu levar o legado adiante. Após assumir a frente da equipe em 2020, conseguiu pódios, pole-position e uma vitória em 2022.

Seguindo nos bastidores da Stock Car, Rachel Loh é outro nome que não passa batido quando se fala das mulheres. Trabalha na categoria desde 2005, quando trabalhou na Officer GP como engenheira de dados e, mais tarde, foi convidada por Andreas Mattheis para se tornar engenheira de pista.

Não pode ficar de fora da lista também Letícia Datena. Atualmente, é o ‘rosto’ da categoria para o público, afinal, além de ser repórter, também atua como produtora digital da Stock Car, função que desempenha desde 2021.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.