Engenheiro argentino tem no repertório categorias como F1, F3000 e F3, além de ampla experiência em corridas de turismo no Brasil, Argentina e Europa
A mais vitoriosa equipe da história da Stock Car fica ainda mais forte em 2021.
O engenheiro argentino Marcos Laborda se une à organização de Rosinei Campos, para assumir o papel de diretor esportivo a partir desta temporada.
Laborda, tem 50 anos de idade e mais de três décadas de experiência no automobilismo.
Sua trajetória teve início nas pistas italianas, em 1989, como mecânico responsável da BMW preparada pela equipe toscana Bigazzi no Campeonato Italiano de Superturismo. Na temporada seguinte passou para os carros de fórmula, atuando tanto na F3 Italiana pela equipe Forti Corse Alfa Romeo, quanto na F3 Sul-Americana pela mesma escuderia.
O elo com a Forti Corse Internacional seguiu entre 1991 e 1993. Na Itália, Marcos atuava como primeiro mecânico na operação de F-3000 da equipe, trabalhando em um carro de chassi Reynard e motor Cosworth. Na América do Sul, trabalhava como engenheiro de pista, com carros de chassi Dallara e motor Alfa Romeo e Fiat.
A temporada 1994 marcou seu retorno em tempo integral para o Campeonato Italiano de Superturismo, trabalhando para a unidade esportiva da Peugeot no país.
Então a Forti Corse lançou sua equipe na F1 entre 1995 e 1996, e Marcos esteve presente ao longo de toda trajetória, ocasião em que acabou ficando bastante amigo do brasileiro Roberto Pupo Moreno.
Com o fim da equipe de F1, Laborda retorno aos carros de turismo, agora para quatro temporadas como como diretor técnico da BMW na América do Sul. Nesse período Laborda se aproximou de Ingo Hoffmann, que também tinha estreita relação com a montadora alemã. Foi daí que surgiu a ideia de envolver o engenheiro com as operações de Stock Car, o que acabou acontecendo mais tarde com o piloto Nonô Figueiredo.
Desde 2001, ele milita no automobilismo argentino, atuando em categorias como Turismo Carretera, Top Race, TC2000, F-Renault, e Campeonato Argentino de Turismo. Em 2015, novamente motivado por Ingo Hoffmann, Marcos fixou residência no Brasil para trabalhar na Stock Car e Campeonato Brasileiro de Endurance.
Sem perder o vínculo com as pistas argentinas porém, Laborda segue participando de projetos vencedores em seu país. No ano passado por exemplo atuou como diretor técnico do Ford Falcon que levou Mariano Werner ao seu primeiro título na tradicionalíssima Turismo Carretera.
Agora chega à mais laureada equipe do Brasil.
O engenheiro Rosinei Campos, o “Meinha”, é sinônimo de Stock Car, com 13 campeonatos conquistados. Proprietário da equipe com o maior número de títulos na categoria, ele é o único profissional do grid a participar de todas as 41 temporadas da história do principal evento do esporte a motor nacional.
No ano 2000 fundou a RC Competições em Pinhais (PR). Nas últimas 21 temporadas, a escuderia levantou nada menos que nove títulos de pilotos: Giuliano Losacco (2004), Cacá Bueno (2006 e 2007), Max Wilson (2010), Ricardo Mauricio (2013 e 2020) e Daniel Serra (2017, 2018 e 2019). Sua organização triunfou também em sete das 12 edições da Corrida do Milhão, a prova mais importante do automobilismo nacional.
A equipe Eurofarma RC conquistou os últimos quatro campeonatos, tanto de equipes quanto de pilotos (três vezes com Serra e a mais recente com Ricardinho). Em 2020, quando cada time preparou carros de montadoras diferentes, a equipe RCM ainda ficou com o vice-campeonato de pilotos, com Ricardo Zonta, e o terceiro lugar na disputa de equipes. Além disso, foi a única organização do grid da Stock Car a colocar seus quatro pilotos no lugar mais alto do pódio pelo menos uma vez na temporada passada.
A Stock Car terá dez fins de semana de corridas em 2021, com o início da temporada marcado para 28 de março, no Velopark (RS).
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Fórmula 1 define dias da pré-temporada de 2021 e Perez tem seu 1º dia na Red Bull:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
