Freios voltam a ser protagonistas com etapa do Velocitta na Stock Car

A Stock Car atinge a metade da temporada 2023 neste final de semana. O belo circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), é o palco das disputas que têm proporcionado estatísticas interessantes. Até agora, em dez corridas disputadas em cinco etapas, 58% dos pilotos do grid (18 no total) já foram ao pódio e em todas as etapas a pole position foi ocupada por um piloto diferente. Além disso, após cada domingo de Stock Car, a liderança do campeonato mudou de mãos.

Agora, no Velocitta, circuito técnico e exigente com o conjunto de freios, que leva as pastilhas de freio da Fras-le e os discos Fremax, a principal categoria do automobilismo chegará à marca de 50% do campeonato, que termina em dezembro em Interlagos. O traçado do interior paulista tem 3.433 metros e 12 curvas. Cerca de 25% do tempo de volta é feito com o piloto usando os freios.

“Como o Velocitta é um autódromo que tem freadas em descidas, isso acaba exigindo bastante do freio dianteiro com freadas fortes e temperaturas elevadas por conta disso. O freio tem uma grande importância por conta disso, então ele pode ser decisivo para os resultados, já que esse pode ser o diferencial para conseguir boas ultrapassagens em um circuito difícil de passar”, destaca André Brezolin, engenheiro de projeto Fras-le e Fremax.

Isso, no entanto, não tira o encanto do circuito inaugurado em 2012 e que recebeu a Stock Car pela primeira vez em 2017. “O Velocitta é um circuito em que as ultrapassagens são mais difíceis, então precisamos de um bom desempenho na classificação”, lembra Cacá Bueno, da KTF Sports. “É um dos traçados mais complexos do calendário, mas que todo mundo gosta muito”, aponta Gianluca Petecof, da equipe Full Time. O argentino Matías Rossi, também da Full Time, venceu uma das corridas no circuito em 2022 e também destaca a característica da pista: “É uma pista muito linda, gosto muito do circuito. Tem muitas curvas; o piloto praticamente não relaxa em nenhum momento, está todo o tempo focado em fazer as curvas”.

Thiago Camilo é o maior vencedor da pista com três triunfos, e é o líder da tabela com 151 pontos, seguido por Gabriel Casagrande com 134 e Daniel Serra com 131. Cesar Ramos (114), Rubens Barrichello (108) e Ricardo Zonta (104) fecham os seis primeiros da tabela (confira top-10 ao final do texto).

A programação da sexta etapa da Stock Car Pro Series prevê um treino livre na sexta-feira (4) a partir de meio-dia. No sábado (5), o segundo treino livre às 8h45 e a classificação para definição do grid de largada às 13 horas. No domingo (6) a primeira corrida tem largada às 11h30 e a segunda, às 12h10, com transmissão ao vivo de Band, canais SporTV, YouTube oficial da Stock Car e diversas plataformas digitais.