Com a maior freada da temporada, Interlagos abre segunda metade de 2022 da Stock Car

A Stock Car Pro Series abre a segunda metade do campeonato 2022 no mesmo local onde iniciou a atual temporada, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, em São Paulo. Depois da disputa da Corrida de Duplas, em fevereiro, o tradicional circuito recebe a sétima etapa com a disputa pela liderança acesa e perspectivas de nova mudança de líder da tabela.

Isso porque o atual primeiro colocado na classificação geral, Daniel Serra, não estará em Interlagos no final de semana. O tricampeão da Stock Car, que tem 11 pontos de vantagem sobre o atual campeão Gabriel Casagrande, irá disputar as 24 Horas de Spa Francorchamps, na Bélgica, pela Ferrari. E com 56 pontos em disputa, o vice-líder tem bons prospectos na busca por recuperar a ponta.

Serra será substituído pelo tocantinense Felipe Fraga, campeão da Stock Car em 2016. Fraga, atualmente competindo no DTM, onde venceu a última prova, usará o número 74 no Chevrolet Cruze da Eurofarma-RC.

Interlagos é a pista que mais exige dos freios em todo calendário. A primeira curva de seus 4.309 metros, o S do Senna, é a que traz a frenagem mais intensa de toda a temporada para os discos Fremax e as pastilhas Fras-le. Os carros vêm pela reta principal a cerca de 240 km/h para contornar a primeira perna da curva a 75 km/h. Tamanha redução vem de uma forte frenagem que dura, em média, cinco segundos e o carro percorre pouco menos de 200 metros. A redução de 165 km/h em tão curto espaço e tempo gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax.

Logo depois, na Reta Oposta, os pilotos também fazem significativa redução de velocidade para o contorno da Curva do Lago, reduzindo de 230 para 110 km/h em apenas 140 metros e três segundos. São os dois mais importantes pontos de ultrapassagem do traçado.

Outra curva famosa do traçado paulistano, o Laranjinha, é um rápido contorno à direita com duas tangências e inclinação negativa em relação ao ponto de apoio. Em apenas dois segundos, os discos Fremax e pastilhas Fras-le reduzem a velocidade de 200 para 125 km/h, em uma das curvas mais rápidas de Interlagos.

As temperaturas sobem também no chamado miolo do circuito: Pinheirinho, Bico de Pato e Junção – esta última, de grande importância, contornada em subida em direção à reta principal. Os discos de freio da Fremax são projetados para enfrentar até 720ºC em condições de corrida, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam até 840ºC sem prejuízo à eficiência e segurança do conjunto.

O fim de semana reserva dois treinos livres na sexta-feira (29), o classificatório no sábado (30) às 13h10 e no domingo (31) a largada da primeira prova acontece no mesmo horário; a segunda corrida tem largada programada para as 13h45. As provas do domingo têm transmissão ao vivo de Band, SporTV, canal oficial da Stock Car no YouTube, Motorsport.TV e outras plataformas digitais.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

“Interlagos tem muitas curvas e boas retas que auxiliam na refrigeração dos freios. O carro ‘respira’ bem nestes trechos. A freada do S do Senna é a mais forte da pista, mas o trecho é um pouco inclinado, o que ajuda a parar o carro um pouco. Na parte interna do circuito, a gente vai com menos pressão no pedal do freio para tentar carregar bastante velocidade dentro das curvas. É uma pista exigente com os freios, mas não complicada. Para ser rápido, o foco tem de estar nos mínimos detalhes”, diz Felipe Fraga, que corre neste final de semana pela Eurofarma RC.

“Interlagos é o circuito mais desafiador da temporada porque traz frenagens muito fortes. Exige muito dos freios, especialmente no fim da reta dos boxes, na frenagem para o S do Senna, que é muito forte e isso eleva muito a temperatura dos discos e das pastilhas. É um circuito muito competitivo, muito conhecido de todos os pilotos, então o equipamento é levado ao limite o tempo todo”, disse André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.