A Stock Car Pro Series se aproxima do final de 2023 com a realização da 11ª e penúltima etapa da temporada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Neste fim de semana, nos dias 25 e 26 de novembro, os pilotos enfrentarão um dos traçados mais desafiadores do país, mas que não exige tanto dos freios, cujas pastilhas e discos são fornecidos a todas as equipes pela Fras-le e pela Fremax. É a segunda visita da Stock Car a Cascavel: na primeira ocasião, na disputa da quarta etapa, a pole position foi de Felipe Fraga, com vitórias de Daniel Serra e Dudu Barrichello.
Com poucos os pontos críticos de frenagem e curvas de alta velocidade por seus 3.058 metros – o que não quer dizer, no entanto, que os freios deixem de ser fundamentais. “É uma pista bem rápida, que usa pouco freio. A curva do Bacião é desafiadora, só usa o freio na entrada para direcionar o carro e manter a tangência correta. Baixo uso de freio, então sem desafios tanto em termos de intensidade como de temperatura”, afirma André Brezolin, engenheiro de projeto de Fras-le e Fremax, fornecedoras oficiais e exclusivas das pastilhas e discos de freio da Stock Car.
A curva mais exigente do traçado com os freios é a de número 6, à esquerda. Os carros se aproximam dela, em subida, a cerca de 200 km/h, e em uma frenagem forte de dois segundos, na qual o carro percorre cerca de 110 metros enquanto as pastilhas da Fras-le fazem o atrito com os discos da Fremax reduzindo a velocidade em 75 km/h neste espaço de tempo. O contorno, à esquerda, é feito a cerca de 125 km/h.
Gabriel Casagrande lidera o campeonato em busca do seu segundo título na categoria, seguido por Felipe Fraga, que faz o seu retorno ao campeonato neste ano e busca o seu segundo título na Stock Car. A etapa de Cascavel promete ser crucial para a disputa do campeonato, já que após esta corrida, os descartes obrigatórios serão aplicados, definindo o cenário para a grande final em Interlagos, em dezembro.
A programação em Cascavel começa com atividades de pista na sexta-feira, dia 24, quando os pilotos terão uma sessão e Shakedown e um treino livre. No sábado, dia 25, mais uma sessão de treino livre e a classificação no início da tarde. No domingo, dia 26, as duas corridas acontecem uma na sequência da outra, com largada da primeira prevista para 13h40.
