Casagrande garante pole-position da Stock Car em Interlagos

Gabriel Casagrande é quem vai largar da pole-position da Stock Car em Interlagos. Na classificação da tarde deste sábado (22), o piloto superou todos os adversários, fez 1min41s009 para garantir a posição de honra do grid do domingo.

Iniciada a tomada de tempos em Interlagos e o primeiro grupo já estava na pista. Os competidores eram Rapha Teixeira, Digo Baptista, Lucas Kohl, Rafa Martins, Enzo Elias, Felipe Massa, julio Campos, Cacá Bueno, Gianluca Petecof, Átila Abreu, Rafael Suzuki, Matías Rossi, Tony Kanaan, Sergio Jimenez, Dudu Barrichello, Felipe Baptista e Guilherme Salas.

As marcas já sendo definidas em São Paulo e com 1min43s590, Digo era quem aparecia como o mais rápido. A marca ainda é bastante superior a feita por Lucas Foresti, mais rápido do TL2, na parte da manhã.

As voltas rápidas vinham baixando cada vez mais e os nomes na primeira colocação mudando. Salas agora era o líder, com Elias a apenas 0s332 do ponteiro, em segundo. Entre o primeiro e o décimo, apenas 1s os separavam.

Grupo 1 encerrado e os dois pilotos que ficaram na zona de corte – portanto, fora dos 15 mais rápidos – Kohl e Teixeira não conseguiram garantir boa volta.

Agora, a segunda metade dos pilotos iria para a pista. Eram eles Denis Navarro, Ricardo Zonta, Gaetano di Mauro, Lucas Foresti, Thiago Camilo, Daniel Serra, César Ramos, Bruno Baptista, Marcos Gomes, Gabriel Casagrande, Felipe Fraga, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello e Allam Khodair.

No momento, Enzo sustentava os melhores primeiro e terceiro setores em Interlagos, enquanto Salas vinha com o segundo. A volta perfeita seria de 1min40s884.

Restando pouco mais de 2 minutos e meio para o encerramento do relógio, nenhum piloto do grupo 2 conseguia se colocar entre os 15 mais rápidos. A linha de corte ainda é Teixeira com 1min43s58.

Mas as marcas começaram a despencar e com 1min40s957, Gaetano se catapultou para a primeira colocação. Entretanto, em apenas 0s005, Ramos tratou de bater o adversário da Hot Car.

Encerrada a fase dos dois grupos, os 15 nomes que conseguiram passar foram Bruno Baptista, Casagrande, Foresti, Ramos, Rubinho, Gaetano, Elias, Navarro, Camilo, Martins, Fraga, Salas, Maurício, Serra e Khodair.

Chegou ao momento da segunda fase da classificação da Stock Car em Interlagos. Dessa vez, os competidores teriam de brigar para se colocar entre os seis mais velozes para lutar pela pole-position da corrida 1.

Os tempos começavam a ser feitos na pista paulistana e Di Mauro surgia como o primeiro colocado. A 0s101 do ponteiro, Navarro segurava o segundo posto.

Quando vinha na tentativa de anotar uma boa volta, Foresti fritou os pneus, precisando abandonar o giro. Nesse momento, Ramos, Casagrande, Gaetano, Navarro, Barrichello e Baptista vinham no top-6.

Bandeira quadriculada e os nomes que conseguiram passar para a parte final da tomada de tempos eram Ramos, Casagrande, Barrichello, Di Mauro, Navarro e Bruno.

O relógio começou a rodar, mas os pilotos não mostraram muita pressa para deixarem os boxes. Demorou até o primeiro decidir acelerar na pista para suas voltas rápidas.

Foi apenas restando quatro minutos que os motores começaram a rasgar as curvas na pista paulistana. Depois de o primeiro sair, todos seguiram para entrarem na briga pela pole-position.

Após os primeiros giros completados, Casagrande estava na primeira colocação com 1min41s009. Barrichello, Ramos, Di Mauro, Navarro e Baptista completavam os seis primeiros provisórios.

Então, na bandeira quadriculada, a ordem não se alterou mais e Gabriel conseguiu a pole-position para a corrida 1 da Stock Car em Interlagos. Barrichello divide a primeira fila com o titular da Vogel.

Confira o grid de largada para a 2ª etapa da temporada 2023, disputada em Interlagos:
1 – Gabriel Casagrande (A Mattheis Vogel)
2 – Rubens Barrichello (Mobil Ale)
3 – Cesar Ramos (Ipiranga Racing)
4 – Bruno Baptista (RCM Motorsport)
5 – Gaetano Di Mauro (Hotcar)
6 – Denis Navarro (Cavaleiro Sports)
7 – Enzo Elias (Crown Racing)
8 – Lucas Foresti (A Mattheis Vogel)
9 – Guilherme Salas (KTF Racing)
10 – Daniel Serra (Eurofarma-RC)
11 – Rafael Martins (Crown Racing)
12 – Thiago Camilo (Ipiranga Racing)
13 – Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC)
14 – Felipe Fraga (Blau Motorsport)
15 – Allam Khodair (Blau Motorsport)
16 – Ricardo Zonta (RCM Motorsport)
17 – Eduardo Barrichello (Mobil Ale)
18 – Felipe Massa (Lubrax Podium TMG)
19 – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports)
20 – Átila Abreu (Pole Motorsport)
21 – Digo Baptista (KTF Sports)
22 – Rafael Suzuki (Pole Motorsport)
23 – Matias Rossi (Full Time Sports)
24 – Gianluca Petecof (Full Time Sports)
25 – Felipe Baptista (KTF Racing)
26 – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli)
27 – Julio Campos (Lubrax Podium TMG)
28 – Tony Kanaan (Texaco Racing)
29 – Cacá Bueno (KTF Sports)
30 – Lucas Kohl (Hotcar)
31 – Raphael Teixeira (Scuderia Chiarelli)