Neste fim de semana Piquet Jr disputou a 9ª etapa da Stock Car, em Santa Cruz do Sul. Apesar dos problemas mecânicos que causaram o abandono na etapa, o primeiro campeão mundial da Fórmula E segue no top-10 do campeonato.
Este é o primeiro ano da parceria com a equipe TMG Racing, que tem a gestão de Thiago Meneghel, engenheiro que já conquistou títulos na Stock Car além de outras categorias do automobilismo.
Em uma temporada de adaptação a nova estrutura, Nelsinho Piquet conquistou uma vitória na etapa do Velopark e ocupa o 10º lugar na classificação da Stock Car, com 148 pontos.
A temporada com a TMG Racing teve início na corrida de duplas, em Interlagos. A estreia acabou sendo conturbada, mas na segunda etapa, em Goiânia, veio primeiro top-10 de Piquet, com o oitavo lugar na corrida 1.
Na sequência vieram as etapas do Rio de Janeiro e Velocitta, em quatro provas o piloto do Toytota Corolla Gazoo Racing #33 fechou três entre os 10 melhores, o sétimo lugar na corrida 1 do Velocitta foi o melhor resultado.
O ponto alto da temporada aconteceu na segunda prova da quinta etapa, no Velopark. Piquet fez o décimo lugar na primeira prova e soube usar a pole position na segunda corrida para vencer pela primeira vez no ano.
Na sequência aconteceu a etapa de Interlagos, o primeiro e único brasileiro e a vencer na NASCAR conquistou um quarto lugar e quase subiu ao pódio. Na etapa seguinte, em Mogi Guaçu, Piquet foi sexto na segunda corrida e mantinha sua frequência entre os 10 melhores.
Neste domingo Piquet enfrentou a etapa mais difícil da temporada. Na sexta-feira o piloto teve problemas de saúde e foi atendido pelos médicos da categoria. No domingo, já mais disposto, conseguiu avançar algumas posições na prova e era 21º colocado na corrida 1 quando uma falha mecânica tirou o carro #33 da etapa.
Faltando apenas três etapas para o final, Piquet Jr e TMG Racing lutam para buscar o top-5 da competição, mas também já começam a testar novos procedimentos e ajustes visando a briga pelo título em 2023.
A parceria até o momento tem rendido bom frutos para Nelsinho Piquet, o piloto é nome frequente na briga pelas primeiras posições após a mudança para a equipe de Americana (SP).
O próximo compromisso de Nelsinho Piquet pela Stock Car acontece nos dias 23 e 24 de outubro, em Goiânia.
O que ele disse:
Foi o fim de semana mais complicado do ano provavelmente. Uma pena, mas faz parte da construção minha com a TMG para tentarmos ganhar o campeonato ano que vem. Vamos usar o resto do ano para experimentar coisas novas e evoluir ainda mais a máquina para o ano que vem. Tem sido um ano de adaptação com a equipe e estamos nos entrosando, frequentamos as primeiras posições e vencemos nossa primeira corrida na temporada. Agradeço aos patrocinadores, a torcida e os amigos aqui do sul e espero estar de volta logo mais.”
Piquet Jr
