O brasileiro Aírton Daré viaja nesta terça-feira para os Estados Unidos, onde vai decidir em que categoria vai correr em 2005. Depois de participar da Indy Racing League de 2000 a 2003, o piloto de Bauru ingressou na Stock Car V8 brasileira neste ano, mas tem recebido convites para retornar ao automobilismo norte-americano e aproveitou as quatro semanas sem corridas para ver e ouvir de perto o que as equipes interessadas têm a oferecer.
Depois de uma fase inicial de adaptação, Daré tem mostrado boa velocidade com o carro da equipe AMG Motorsport/Hope Recursos Humanos/Octane Motorsport, mas um acidente na sexta etapa, em Interlagos, o fez abandonar a corrida quando era o oitavo. Na sétima no último domingo em Curitiba, o piloto de Bauru fez a volta mais rápida da prova e estabeleceu um novo recorde, mais de um segundo melhor que o estabelecido no ano passado por Antônio Jorge Neto, mas nada disso garante sua permanência na Stock Car.
“Gostei muito da Stock car e estou adorando correr aqui no Brasil, o meu país, mas sou profissional, e lá nos Estados Unidos se ganha bem mais do que aqui”, justifica Daré. Além da Indy Racing League, ele também vai conversar com algumas equipes da American Le Mans Series, categoria que utiliza os mesmos protótipos que disputam a prestigiosa 24 Horas de Le Mans. “O motivo é o mesmo, mas ainda não tomei nenhuma decisão. Vou conversar e ver o que acontece. Mas se surgir a possibilidade de ganhar na Stock Car o mesmo que ganharia nos Estados Unidos, não tenho a menor dúvida: fico aqui no Brasil”.