Atual campeão da Stock Car, o paranaense David Muffato (Repsol) fez uma revelação surpreendente nesta manhã, durante encontro com adolescentes beneficiados pelo Projeto Social Gotas de Flor com Amor, ONG sediada no Bairro do Campo Belo, zona sul de São Paulo. Ele correu escondido da mãe em sua estréia no automobilismo, numa prova de kart em Cascavel no início da década de 90 em que chegou em 3º lugar. “Ela estava no kartódromo, mas só soube que eu tinha corrido quando tirei o capacete para subir ao pódio. E olha que o capacete era do meu pai”, lembrou o filho do veteraníssimo piloto Pedro Muffato, ainda em atividade aos 62 anos na Fórmula Truck.
Muffato e o companheiro de equipe Raul Boesel passaram a manhã conversando com cerca de 100 alunos dos diversos cursos mantidos pela ONG, em mais uma etapa do Projeto Horizonte, criado pela área de relações externas e institucionais da Repsol. Depois da palestra na qual abordaram as particularidades da carreira, mataram a curiosidade da garotada. Entre as diversas perguntas apresentadas, uma questionava a propalada segurança do automobilismo, já que ela não foi capaz de poupar a vida de Ayrton Senna. “Aquela foi uma fatalidade e a última morte na Fórmula 1. Depois, tudo melhorou, desde os autódromos, até os materiais utilizados na fabricação dos carros, nos equipamentos de segurança dos pilotos e até o regulamento”, comentou Boesel.
Os pilotos da Equipe Repsol ficaram impressionados com a qualidade das instalações, as atividades recreativas e os cursos ministrados pela ONG aos jovens, moradores em favelas e cortiços localizados no entorno da Av. Roberto Marinho, até recentemente conhecida como Av. Água Espraiada. As crianças que freqüentam a casa no período matinal, por exemplo, tomam café reforçado na chegada e só vão embora depois de almoçar. Parte dos alimentos é cultivada em horta própria. “Já estivemos em escolas da rede pública e instituições voltadas à população carente aqui mesmo em São Paulo, no Rio de Janeiro, Londrina, Curitiba, e nunca vimos nada parecido com o que a Gotas de Flor oferece. Vocês devem agarrar com todas as forças a oportunidade que estão recebendo”, afirmou Muffato.
Domingo, meninos e meninas da Gotas de Flor estarão engrossando os 500 integrantes da Arquibancada Repsol em Interlagos.