Antes do início da programação oficial da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, a principal categoria do automobilismo nacional programou um treino coletivo para quinta-feira (15/7), quando todos os 30 pilotos devem estar no circuito de Interlagos iniciando a preparação para a corrida de domingo (18/7), que terá largada a partir das 13 horas. “Será mais uma chance para acertarmos o equipamento em conjunto com a equipe pela qual estou fazendo apenas a minha quarta corrida”, aponta o paranaense Wagner Ebrahim (Bennamed/Guararapes/Sudati Compensados/ Valorem), estreante na Stock Car depois de oito anos correndo de monopostos em provas internacionais. O teste coletivo será realizado das 15h00 às 17h10, com duas sessões de uma hora, separadas por um intervalo de 10 minutos.
A Stock Car V8 apresentou uma boa renovação em seu quadro de pilotos este ano, com 10 estreantes, quase todos oriundos dos carros tipo Fórmula. Deste plantel, Luis Carreira Júnior e Wellington Justino vieram da Stock Car Light, onde se sagraram campeão e vice na temporada passada. Já Wagner Ebrahim, Ricardo Maurício, Airton Daré, Hoover Orsi, Juliano Moro, Rodrigo Sperafico, Henrique Favoretto e Valdeno Brito pautaram suas carreiras nos monopostos, todos com grande experiência no exterior, com exceção de Brito. “Para nós cada treino tem uma importância crucial. Temos que aprimorar a nossa técnica pilotando carro do tipo Turismo, que é bem diferente do Fórmula, que é mais arisco, leve, rápido e com freio mais eficiente”, explica Ebrahim. “Quando começamos na Stock Car, a tendência é andarmos mais rápido do que o carro. Mas a cada treino entendemos melhor como ele funciona, e vamos aprimorando a pilotagem e o acerto mecânico. E com a experiência vamos relaxando e mudando o nosso ataque às curvas”, completou o curitibano que defende a equipe Bennamed/ Guararapes/Sudati Compensados/Valorem.
Wagner Ebrahim está contando com um ótimo orientador nesta fase de aprendizado na Stock Car. O seu chefe de equipe, Aloysio Andrade, é um dos mais experientes pilotos da categoria, e tem dedicado uma atenção especial ao paranaense. “Ele tem transmitido muito dos seus conhecimentos para mim, principalmente quanto ao acerto do carro para cada situação. Com mais alguma coisa que devo aprender neste teste coletivo, acho que nesta etapa de São Paulo eu tenho como conquistar uma posição melhor do que a 12º colocação que alcancei na segunda etapa, quando corria pela segunda vez na categoria”, acredita Wagner. “A Stock Car está muito profissional e competitiva. Tudo pode mudar de uma corrida para a outra. É só vermos o que está acontecendo este ano com campeões como o Chico Serra, o David Mufatto, e até o Ingo Hoffmann, que penou muito no começo da temporada, mas venceu a última corrida. Por isso, tenho certeza que a minha hora virá no tempo certo”, encerrou Ebrahim.