Quando o carro está bem acertado qualquer pista é boa. Esta é uma frase muito comum entre os pilotos de todo o mundo e também entre os que participam do Campeonato Brasileiro de Stock car V8, que nos dias 17 e 18 de julho, no Autódromo Interlagos, terá a sexta etapa da temporada. Líder da competição, Giuliano Losacco nega qualquer tática especial para se manter na primeira posição da mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro. Ele só quer continuar a acelerar o máximo possível. Como esta etapa vai marcar somente a metade da temporada, o piloto de 27 anos nem pensa em administrar a vantagem.
“Não dá para correr de olho num adversário específico, pois todos são perigosos. Na verdade, não me preocupo com os outros. Penso no que quero fazer. Quando eu tenho carro para andar na frente não gosto de ficar passeando na pista. Se der, vou para cima e tento passar”, disse Losacco.
Apesar da declaração aparentemente intempestiva, Giuliano sabe escolher o momento certo para arriscar uma ultrapassagem sobre um concorrente direto.
“Claro que pela situação em que estou no campeonato, penso um pouco antes de tomar uma atitude. Sei que para me manter com chance de brigar pelo título tenho de pontuar o máximom possível e no maior número de provas que der”, argumenta.
Para Giuliano, nem mesmo o fato de conhecer a pista de Interlagos muito bem ele dá aulas de pilotagem durante toda a semana no circuito da capital paulista será fator de desequilíbrio a seu favor. Ele entende que todos os pilotos da Stock Car são bastante experientes e também profundos conhecedores dos 4.903 metros do traçado que em outubro receberá a última etapa da Fórmula-1.
“Interlagos é uma pista muito técnica, cheia de manhas e não é fácil se pegar o jeito certinho de se contornar todas as curvas. Tem de ter um carro bom de chão, a suspensão tyem de estar bem acertada e nós temos um bom set up para a pista. Na primeira prova deste ano em Interlagos venci com um excelente acerto”.
Além de um carro bem acertado para a prova, é necessário também ter constância na corrida. Para Losacco, o ideal é largar entre os cinco primeiros para tentar evitar o acúmulo de carros na entrada do S do Senna e depois brigar para se manter na zona de pontuação.
“Normalmente os quatro primeiros não se envolvem em acidentes, mas em corrida nada é definitivo. Tenho de brigar para marcar o maior número de pontos possível, o que também não é novidade para nenhum piloto”, finalizou Losacco.
A programação da sexta etapa em Interlagos começa mais cedo. Na quinta-feira, dia 15, acontecerá treino coletivo somente para a Stock V8. A V8 Light não terá qualquer atividade. Os treinos oficiais serão abertos na sexta-feira às 10 horas. A largada da primeira prova da rodada dupla da V8 Light será às 15h35 do sábado e no domingo às 11h35. As duas corridas terão transmissão ao vivo pela ESPN Brasil. A largada da Stock Car V8 será domingo às 13 horas com transmissão ao vivo pela SporTV.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Repsol, Medley e Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.