A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 representa para Ingo Hoffmann a oportunidade de pôr fim a um jejum de quase dois anos. O maior vencedor da história da categoria não comemora uma vitória no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, palco da corrida do próximo dia 18, desde 28 de abril de 2002, quando ganhou a terceira corrida do ano e abriu de vez a campanha que lhe daria o 12º título na categoria.
“Foi lá que começou minha campanha para aquele título. Quem sabe de novo?”, torce o piloto paulista da JF-Filipaper Racing, que leva no carro número 17 as cores e logomarcas de Castrol, Sab SP, Sab Company, Cristália Genéricos, Ondafresh e CMA. Ingo foi vencedor de 25 das 96 provas da Stock Car realizadas no autódromo paulista, um aproveitamento de 26,04%. Chico Serra, dono de três títulos brasileiros, aparece em segundo, com 14 vitórias.
Desde a vitória de Ingo em abril de 2002, a Stock Car Brasil teve outras cinco corridas em São Paulo. Ainda naquela temporada, Serra ganhou as outras duas, nos dias 7 de julho e 24 de novembro. No ano passado, as vitórias foram de David Muffato, no dia 27 de abril, Giuliano Losacco, em 13 de julho, e Chico Serra, em 30 de novembro. O calendário de 2004 da Stock Car V8 prevê três etapas em Interlagos, nos dias 18 de abril, 1º de agosto e 28 de novembro.
Estatísticas à parte, Ingo corre em São Paulo buscando recuperação na tabela de pontos. Ele aparece em oitavo lugar, reflexo de seu resultado na corrida que abriu a temporada em Curitiba no dia 28 de março. “Nós enfrentamos um fim de semana dificílimo em Curitiba, tudo deu errado nos treinos, o oitavo lugar foi bem mais do que a gente podia esperar. O trabalho na equipe de lá para cá foi intenso, nós não podemos passar por tudo aquilo de novo”, diz.
Apesar do drama vivido pela equipe em Curitiba, Ingo aposta na reversão da situação para que tenha condições de colher um resultado em mais expressivo em Interlagos. “Meu carro passou por uma série de modificações, a gente espera que tudo tenha dado certo, mas isso eu só vou poder afirmar ou negar depois dos primeiros treinos”, comenta, ansioso pelo início das atividades no circuito paulista, que vão começar na sexta-feira (16).