Os tempos de volta da Stock Car neste fim de semana em Interlagos poderão cair em até dois segundos comparado com o ano passado. A previsão é do campeão David Muffato (Repsol), que conquistou o título exatamente na pista paulistana na última prova de 2003. A avaliação do paranaense é baseada no rendimento dos carros na etapa de abertura da temporada em Curitiba, quando a categoria estreou a carroceria inspirada no Astra Sedan em substituição ao Vectra e outras novidades técnicas, como os motores V8 de última geração, os freios maiores e mais eficientes e os pneus dianteiros com as mesmas medidas dos traseiros.
O recorde da pole em Interlagos – 1min39s589 – foi conquistado por Giuliano Losacco em julho passado. “Esse tempo deverá cair para 1min38s ou até abaixo disso”, arriscou Muffato, que nesta terça-feira passou pela oficina da equipe Repsol, em Timbó (Santa Catarina), onde acompanhou os últimos detalhes da montagem do seu carro. Em Curitiba, Muffato abandonou logo na quarta volta por causa da quebra de um parafuso da suspensão traseira esquerda. “Desde 2001 que eu não sofria um problema mecânico”, lembrou.
Apesar das modificações no carro, Muffato acredita que o acerto básico em São Paulo deverá ser o mesmo. “Pelo que senti em Curitiba, não vai mudar muito. Mas vamos ter de andar na sexta-feira para ter essa certeza. Estou confiante porque gosto bastante do traçado de Interlagos e historicamente tenho um ótimo retrospecto na pista. Já venci, já cheguei em segundo, já liderei treinos, já saí na primeira fila… O problema é que Interlagos é uma espécie de casa de todo mundo. Por isso, o equilíbrio deve ser ainda mais acentuado do que no Paraná.”
Muffato chegará a São Paulo na quinta-feira pela manhã e, à tarde, participará de mais uma ação do Projeto Horizonte, criado no ano passado pela área de relações externas e institucionais da Repsol. Juntamente com o companheiro Raul Boesel, encontrará cerca de 70 adolescentes que freqüentam os projetos de capacitação profissional da organização Colméia. Os pilotos falarão de sua carreira e passarão aos jovens noções de cidadania e estímulo aos desafios.