Depois de Rubens Barrichello, piloto da Ferrari na Fórmula-1, afirmar que gostaria de correr na Stock Car e até ter testado um carro, agora foi a vez de Hélio Castro Neves ingressar na mais importante categoria do automobilismo brasileiro. Bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, uma das mais tradicionais provas do mundo, Helinho, que disputa a IRL (Indy Racing League), passou a ser dono de equipe. Ele se associou ao experiente Amir Nasr e abriu a NasrCastroneves Racing, que terá como pilotos o experiente Adalberto Jardim e o jovem Vitor Meira, campeão da Fórmula-3 Sul-Americana em 2000.
“Sem dúvida que será uma experiência nova, pois sempre estive dentro dos cockpits e de capacete. Não estou abandonando a carreira de piloto, pois ainda tenho muitos anos pela frente, mas vi boa oportunidade de iniciar uma nova empreitada e aproveitei para me unir ao Amir Nasr, que é bastante experiente e tem uma equipe forte”, disse Helinho na tarde desta quinta-feira no L´Hotel, em São Paulo, onde deu uma entrevista coletiva.
A NasrCastroneves Racing também estará presente na Fórmula-3 Sul-Americana, onde Amir Nasr possui grande experiência e muitos títulos, e no Campeonato Brasileiro de Endurance, que terá cinco etapas nesta temporada de 2004. Na F-3 os pilotos serão Zeca Cardoso e Jaime Câmara, enquanto que no Endurance a briga pelo cockpit deve ficar com alguns pilotos de Brasília, sede da escuderia, e Juliano Moro, campeão da F-3 Sul-Americana em 2001.
“A Fórmula-3 Sul-Americana mantém atualizado o conhecimento da equipe e os engenheiros conectados com o que de mais moderno existe. A F-3 é fundamental na formação de um piloto. É uma universidade do automobilismo e não tem como um piloto focar fora da categoria”, completou Nasr.
Apesar da experiência de muitos anos no automobilismo brasileiro e sul-americano, este também será o primeiro ano de Amir Nasr na Stock Car V8. Ele terá ao lado Adalberto Jardim, um dos dinossauros da Stock Car e que já venceu 14 vezes na categoria, e Vitor Meira, que continua como piloto de testes da Panter Racing, na IRL e, devido ao calendário da categoria americana, terá de se ausentar de quatro etapas da Stock Car V8.
“A chegada do Helinho é muito importante, pois ele é um piloto brasileiro que está no auge da carreira e já está investindo no automobilismo brasileiro. Ele não esperou se aposentar para isso e, se cada um retribuísse um pouco do que o automobilismo já fez por ele, a situação seria muito boa”, completou Amir.
A entrada na Stock Car pode ser novidade para Helinho e para Amir, mas no início da década de 80 o pai do piloto já foi dono de uma escuderia. De 1981 a 1985, Helio Castro Neves, o pai, teve a Equipe Corpal (Comercial Ribeirão Preto Acessórios Ltda), e seus pilotos foram Fabio Sotto Mayor, Alfredo Guaraná Menezes, Sidnei Alves e o mesmo Adalberto Jardim, que hoje guia para o filho Helinho. Helio acompanhou o anúncio da equipe e se disse emocionado com o fato.
“Sinceramente, nunca imaginei que um dia meu filho seria dono de uma equipe de Stock Car, como eu fui. A vida da gente é curiosa, pois também voltei a trabalhar no segmento de venda de carros”, disse o pai, que nos últimos dias abriu uma revenda de carros em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
A abertura do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 e Stock Car V8 Light de 2004 será no dia 28 de março no Autódromo Internacional de Curitiba.
Nokia, líder mundial em comunicação móvel, apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Texaco, Repsol e Medley.