Com visual renovado, inspirado no modelo Astra Sedan, e uma evolução dos motores V8 de 450 cavalos de potência, a temporada-2004 da Stock Car será aberta dia 24 deste mês no Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais. Depois da apresentação do novo carro, conduzida pelo atual campeão David Muffato (Repsol) na última segunda-feira em Interlagos, as equipes ganharam dois dias de treinos coletivos na pista paranaense. “Será o shakedown. Precisamos saber como é que a Stock Car vai se comportar com a nova carenagem e os novos pneus”, explicou Ereneu Boettger, chefe da Equipe Repsol.
O shakedown é uma avaliação primária de todos os sistemas do carro. A confirmação dos testes foi feita em Interlagos por Carlos Col, organizador da categoria. Durante toda a quarta-feira e a manhã da quinta que antecedem ao domingo (28) da estréia, os pilotos treinarão pelo circuito misto, que mede 3.707 metros de comprimento. A partir da sexta-feira, quando a programação da primeira etapa será inaugurada oficialmente, será usado apenas o anel externo de 2.680 metros de extensão.
Muffato disse que o primeiro contato com o novo Stock Car foi ainda insuficiente para qualquer avaliação inicial. “O objetivo da General Motors era apenas mostrar a nova cara da categoria. O carro estava equipado com um banco de passageiros e o motor era ainda o do ano passado. Mas não há dúvida que o carro ganhou um aspecto bem mais agressivo e moderno. E será, acredito, pelo menos um segundo mais rápido, com a nova aerodinâmica e o motor mais moderno”, afirmou.
Entre as equipes, a movimentação nestes dias é frenética. A ordem é trabalhar sem parar até que a montagem dos carros e a pintura da carenagem estejam concluídas. Na oficina de Timbó, no interior de Santa Catarina, a Equipe Repsol espera finalizar o primeiro carro – o de Raul Boesel – até o fim desta semana. Apesar da limitação de tempo, Boettger garante que tudo estará preparado para os treinos coletivos.