Em um ambiente de volta ás aulas a equipe Officer ProGP foi um dos destaques do primeiro dia de treinos oficiais da temporada 2011 da Stock Car: no combinado das três sessões realizadas seus dois pilotos ficaram entre os seis mais rápidos, com Duda Pamplona terminando em quinto e Felipe Maluhy em sexto. Foi a primeira vez que os Stock Car andaram pelo novo asfalto dos 3.695 metros do traçado local, piso que comprovou a influência da temperatura no desempenho de um carro de corrida: os treinos da sesssão disputada entre 12:40 e 13:30 foram bem inferiores em relação às duas sessões que aconteceram no final da tarde, quando a temperatura ambiente era mais amena. Os treinos livres prosseguem amanhã de manhã e a tomada de tempos está prevista para os 50 minutos que iniciam às 12:10.Para Duda Pamplona o resultado de hoje é um prêmio e um estímulo à toda a equipe:
“De manhã foi preciso trocar o motor do carro do Maluhy e à tarde meu carro teve problemas de freio. Resolvemos tudo isso e terminamei o treino otimistas para o fim de semana, satisfeito com os nossos resultados na pista e com a qualidade do nosso trabalho nos boxes.”
A pane que afetou o carro de Pamplona custou mais do que tempo na pista: como os freios travavam de forma irregular o piloto carioca acabou desperdiçando um jogo de pneus novos. Como cada carro pode usar apenas três jogos de pneus, esse prejuízo vai alterar a agenda de trabalhos de Duda no final de semana. Na manhã de hoje aconteceu uma sessão extraordinária de testes para que as equipes realizarem um teste do tipo “shake down”, jargão do automobilismo internacional que indica um exame dinâmico para checar o funcionamento dos sistemas vitais dos carros. Foi nesse treino que Felipe Maluhy experimentou sua cota de problemas do dia:
“Estava tudo em ordem quando, de repente, acendeu o alarme da pressão de óleo do motor. Nessas circunstâncias temos um procedimento padrão, que é desligar o motor e tentar chegar ao box no embalo. Consegui isso, mas o motor estava mesmo fora de combate, o que me levou a usar uma unidade nova no resto do dia. De qualquer forma, se meu carro continuar rendendo como hoje teremos um bom fim de semana.”
O clima de volta às aulas que marcou os treinos era notado muito além dos uniformes novos de muitas equipes. Pilotos que trocaram de equipe, times que mudaram suas cores e novos equipamentos no box.No caso da Officer ProGP os carros ganharam a cor prata no lugar do antigo branco e a estrutura do box conta agora com um novo sistema de pistolas para troca que pneus, recurso que só será mostrado publicamente no treino de amanhã.