O treino classificatório para a primeira etapa da temporada da Stock Car, que será disputada neste domingo (28), às 11h00, no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace, em São Paulo (SP) deixou uma missão nas mãos dos pilotos da Itaipava Racing Team. Luciano Burti, em 22º, e David Muffato, em 25º, partem do meio do pelotão em busca de pontos na abertura da temporada, com transmissão ao vivo dos principais momentos pela Rede Globo. Quem larga na pole position é Cacá Bueno.
“A pista mudou para todo mundo, não foi só para nós, mas o meu carro sofreu mais do que a maioria”, contou Luciano Burti. A primeira vez que ele utilizou os novos pneus da Stock Car foi na manhã deste sábado (27). “Na minha melhor volta, tive um problema de pressão de combustível que me custou de um a dois décimos e isso nos colocaria no Q2, pelo menos. Mas não uso como justificativa porque o carro realmente não esteve bom”, acrescentou Luciano Burti.
“O carro simplesmente não reagiu às mudanças que nós fizemos de manhã, então agora precisamos entender o que aconteceu para mudar para amanhã”, concluiu o piloto, de olho numa performance que permita crescer ao longa da corrida para garantir pontos importantes neste início do campeonato de 2010. O desempenho também não agradou David Muffato. Embora ele tenha destacado que tinha condições de conseguir um lugar melhor no grid.
“Na verdade, o meu tempo não é uma realidade porque fui atrapalhado nas duas voltas rápidas”, revelou David Muffato. “Para mim, foi muito mais uma questão de tráfego, dava para melhorar meia dúzia de posições, mas de uma forma geral ainda precisamos analisar e trabalhar para a corrida. Na volta com pneu zero, peguei alguém rodando na minha frente, tive que frear. Na outra tentativa, fiquei atrás de um adversário mais lento no miolo e isso me matou”, explicou David Muffato.
“Em resumo, o que fizemos aqui hoje não é nossa condição de momento, mas ainda há alguma diferença para tirar em relação aos primeiros colocados”. A equipe trabalha agora com as informações colhidas ao longo do fim de semana para entregar aos pilotos um carro em boas condições de ganhar posições durante a prova, que serve também de experiência, já que marca a estreia do novo motor da Stock Car – com 520 cv.