Os gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico, pilotos da equipe Panasonic Racing, estão ansiosos para a disputa da 6ª etapa da Copa Nextel Stock Car, que pela primeira vez será realizada em um circuito de rua. A categoria também faz sua estreia em Salvador na corrida deste domingo (dia 9) e a receptividade do povo baiano tem impressionado.
“Sempre fica uma ansiedade no ar pelo fato de ser uma pista nova e todos vão querer tirar proveito o mais rápido possível deste novo circuito. Também estou impressionado com a divulgação que vem sendo realizada na Bahia e toda a movimentação do público. Já tive a oportunidade de conhecer Porto Seguro e estou muito feliz por ter a chance de ir agora para Salvador e ainda disputar uma corrida”, comentou Ricardo Sperafico.
“A expectativa é muito grande. Estou ansioso para ver como é a pista ao vivo. Já conheço Salvador de ‘outros carnavais’ e, tenho certeza, de que o público fará a diferença, com todo o seu calor e sua festa”, destacou Rodrigo, que volta à equipe substituindo o titular Ricardo Zonta, que terá compromissos com a Grand-Am nos Estados Unidos.
Montado no CAB – Centro Administrativo da Bahia -, o circuito conta com 2.724 metros e 5 curvas. Ricardo já deu uma olhada no desenho do traçado e viu algumas imagens, mas só na quinta-feira (6) poderá realmente ver a pista e ter uma noção de espaço físico.
O piloto já disputou outras corridas em circuitos de rua, quando corria na Fórmula 3000 e Fórmula Indy, como Mônaco e Long Beach. “Pista de rua já é difícil por natureza, por serem ruas estreitas e com ondulações, o que não te permite erros. Com o carro de turismo fica ainda mais difícil pela proporção, tamanho e peso relativamente maiores. Como não há áreas de escape, também existe a chance de mais acidentes e será preciso cautela”, lembrou.
Rodrigo também correrá na rua pela primeira vez de turismo. “Na Fórmula 3000, tive a chance de correr em pistas de rua, aliás, na mais desafiadora de todas, que é Mônaco. Sempre consegui bons resultados, vamos ver como será na Stock. Uma coisa é certa, corrida em rua é mais complicada”.
Ricardo também ressalta a importância da etapa em termos de campeonato, já que restam apenas três corridas para a definição dos dez primeiros, que estarão na briga pelo título. “Pode ser que o fato de ser uma pista nova venha a ajudar muito quem ainda não obteve resultados expressivos este ano. Acredito que para nós será bom”.
A prova deste domingo ainda será especial para os pais dos pilotos, sempre tão presentes e grandes incentivadores das carreiras dos filhos. No caso de Dilso Sperafico, pai dos gêmeos, será emoção em dose dupla. Ex-piloto, ele foi o grande responsável por introduzir o automobilismo na vida dos filhos e de toda a família, que conta com nove pilotos no total.
“Já corremos no Dia dos Pais em outras oportunidades e para a nossa família é muito bom. Nada melhor do que correr e comemorar o dia da pessoa que nos incentivou a estar aqui”, disse Ricardo.
“Além de Dia dos Pais, também será aniversário dele. Vamos tentar um presente duplo”, concluiu Rodrigo.
Sessão de Autógrafos – Ricardo e Rodrigo estarão no Salvador Shopping nesta quinta-feira. Eles participam de uma sessão de autógrafos na loja Insinuante entre 18 e 20 horas. O show car da equipe Panasonic Racing também está em exposição no local.
Além do patrocínio master da Panasonic, a equipe conta com co-patrocínio da Pro Tork (motopeças) e apoio do restaurante Outback e das empresas Mon (coleção esportiva), Artfix (soluções de impressões), Nova Rent a Car, Bombril e Girho’s Rolamentos.