Em 2009, a Copa Nextel Stock Car realizará sua 31ª temporada. A principal categoria do automobilismo nacional começa no dia 29 de março, com a primeira das 12 provas previstas, passando por cinco estados e o Distrito Federal. O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, será o palco de prova de abertura da competição, reunindo as principias equipes e pilotos do país. A atração deste ano é a estreia do novo carro da categoria, muito mais moderno e seguro, que marca uma nova era para o evento. A programação ainda prevê as etapas iniciais da Copa Vicar, divisão de acesso da Stock Car, e da Stock Jr., divisão de formação, enquanto a Pick Up Racing fará sua primeira prova somente na segunda etapa, em Curitiba. A Rede Globo de Televisão mostrará um compacto e a definição da primeira corrida da Copa Nextel Stock Car ao vivo.
A três semanas do início dos treinos oficiais para a etapa de abertura, a Copa Nextel Stock Car segue bastante agitada nos bastidores, com a definição dos 32 pilotos que disputarão o título de 2009. A grande atração deste ano é justamente o equipamento. Após nove anos, a Copa Nextel Stock Car contará com um novo carro: o modelo JL G-09. A máquina foi desenvolvida seguindo quatro premissas básicas, segurança, evolução tecnológica, design moderno com equalização aerodinâmica e baixo custo de manutenção, e promete tornar ainda mais competitiva a Copa Nextel. Após os testes de pista feitos pelo piloto de testes Felipe Giaffone, o carro tem tudo para ser um sucesso.
O atual campeão da Copa Nextel Stock Car, Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, acompanhou os shakedowns e ainda pode guiar o novo carro durante uma captação de imagens para a Rede Globo, no Rio de janeiro. Ele gostou da experiência, mas ressaltou que isso só o deixou mais ansioso. “É difícil ter uma primeira impressão de um carro que a gente só pôde andar atrás do safety car. Ele não tinha nenhum problema e isso foi bacana, agora é só esperar pelos treinos”, declarou.
Outra novidade diz respeito à pontuação. Além dos pontos normais de corrida, a classificação também premiará os melhores tempos. O pole position somará três pontos na classificação, enquanto segundo colocado levará dois e o terceiro um. Assim, se um piloto fizer a pole position e ainda vencer a etapa ele somará 128 pontos na tabela.
Após os shakedowns, a Copa Nextel Stock Car tem programados os testes extras, nos dias 24 e 25 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Será o primeiro contato oficial dos pilotos com o novo modelo e uma boa oportunidade para “pegar a mão” antes do início dos treinos livres da primeira etapa, no dia 27, também em Interlagos. O teste também permitirá ver quem despontará como favorito, ou seja, aquele que conseguir a adaptação mais rápida ao novo equipamento.