30 anos de Stock Car. Um feito para poucos, talvez uma marca que jamais possa ser alcançada… Quando entrar no cockpit do Mitsubishi no. 17 nesse fim de semana, no autódromo de Interlagos (SP), durante a abertura da Copa Nextel Stock Car, Ingo Hoffmann dá início a sua 30ª temporada na categoria, da qual é o maior vencedor, com 12 títulos, 76 vitórias, 60 poles. Os treinos têm início na quinta feira e a corrida acontece domingo.
Aos 55 anos, Ingo se mantém incansável. Não descuida do condicionamento físico, é disciplinado e na pista sempre muito competitivo. Características dos grandes campeões. “Claro que me sinto uma pessoa privilegiada por estar aqui, em plena atividade e começando mais uma temporada. Acho que hoje em dia, todo fã da Stock Car sabe que eu participei de TODOS os Campeonatos da categoria, desde sua criação em 1979 … O que talvez nem todos saibam é que eu não corri apenas uma etapa, justamente a de abertura”, relembra Ingo, que na época estava retornando da Europa e só conseguiu preparar o carro para a etapa seguinte.
Sobre a evolução da categoria, o Alemão comenta: “Hoje a categoria está num nível que há alguns anos seria inimaginável. Em 2008, teremos todas as 12 provas com transmissão ao vivo pela Rede Globo, inclusive com uma prova que dará prêmio de US$ 1.000.000,00 ao vencedor. Posso dizer com muita tranqüilidade, que praticamente tudo que tenho e que conquistei em minha vida, foi através da Stock Car, e sempre que olho para trás, fico orgulhoso de ver que criei uma família sendo piloto profissional em uma categoria que hoje é tão importante, mas que passou por muitas dificuldades nestes anos todos e algumas vezes só ‘sobreviveu’ devido a paixão de alguns abnegados”.
Principal categoria do automobilismo nacional, a Copa Nextel Stock Car terá mudanças significativas em 2008. Além da chegada da Goodyear como fornecedora de pneus, da restrição do número de equipes e pilotos, da Corrida de 1 Milhão de Dólares e do aumento de transmissões ao vivo, a disputa ainda terá novidades no regulamento desportivo que sofreu alterações, como um novo sistema de classificação e o retorno do reabastecimento, que prometem dar mais emoção às disputas.