Giorgi e Muffato revelam segredos

Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, vai receber pela terceira vez na história uma etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Até agora o novo autódromo teve somente duas vezes a principal categoria do automobilismo brasileiro. Em 2002, ano de estréia, a vitória foi de Beto Giorgi e neste ano quem ganhou pela primeira vez e abriu uma série de três primeiros lugares consecutivos, foi David Muffato, vice-líder da Stock Car V8. A Stock Car Light Copa Astra terá a quinta rodada dupla da temporada.

A pista de Campo Grande tem 3.443 metros e é considerada de difícil ultrapassagem pelos pilotos. Para Beto Giorgi, um dos segredos para se chegar à vitória é a paciência e a concentração para evitar erros. Neste ano, o piloto da NEC-Manzini Competições atravessa uma fase de mudanças, pois está numa equipe nova e a temporada tem sido de aprendizado. No entanto, em Campo Grande Beto garante que a equipe vai anunciar um importante reforço técnico que deve começar a trabalhar em Jacarepaguá, na corrida do dia 28 de setembro.

“A maior preocupação tem de ser a de manter o carro no traçado, pois como tem bastante areia na pista, se sair os pneus sujam muito. Assim, é preciso ter uma tocada limpa, redonda e aproveitar os poucos pontos de ultrapassagem. Está nos meus planos andar entre os dez primeiros. Só esse detalhe já ajuda bastante a evitar acidentes e elimina muitos riscos da corrida”, completou Beto.

Opinião semelhante tem David Muffato, que criou uma tática pouco convencional para um piloto: correr devagar para vencer. Deu certo em três corridas neste ano e agora ele espera poder aplicar novamente a tática.

“Por ser uma pista onde acontecem poucas corridas, não existe emborrachamento e isso junto com a poeira natural da região, acaba fazendo com que os carros que saem da pista percam muita aderência. Agora, com os pneus italianos, então, a coisa piora, pois o composto é mais mole e a sujeira penetra no pneu. Na outra prova fizemos 1m28s7 e agora acredito que faremos a volta em 1m27s4 ou menos”, completou Muffato, que depois de Campo Grande venceu em Interlagos e em Jacarepaguá e em Curitiba, última etapa, terminou em oitavo lugar.

Quarto colocado na classificação geral da Stock Car, Carlos Alves diz que o problema de 2001, quando muitos motores estouraram devido ao excesso de areia que entrou pelos filtros de ar, não deve se repetir desta vez.

“Temos um filtro mais adequado e também uma espuma em volta do filtro. Assim, o ar passa por dupla filtragem e não teremos problemas. Gosto de Campo Grande, uma pista onde sempre andei entre os primeiros e quero ver se chego no pelotão da frente mais uma vez. Tenho chances de brigar pelos primeiros lugares na classificação e, quem sabe, até pelo título”, disse Carlão.

Nokia, líder mundial em comunicação móvel, apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com comercialização da Sports Momentum e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Medley e Repsol.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.