A partir da 11ª e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, que se realizará neste fim de semana no Autódromo do Rio de Janeiro, a equipe Embratel 21 Motorsport contará com dois carros na V8. O paranaense Ariel Barranco, que até agora participava das provas da Stock Car Light, se juntará a Raul Boesel e ampliará a participação da escuderia na principal categoria do automobilismo brasileiro. O paulista Marcos Gomes permanecerá como o único representante da Embratel 21 Motorsport na Stock Light.
A nova formação da equipe será mantida também na etapa final do Brasileiro, a ser realizada no dia 27 em Interlagos. A mudança tem como objetivo aumentar a exposição dos patrocinadores nestas duas etapas, ambas transmitidas ao vivo pela TV Globo, e facilitar o acerto dos carros, que varia de um circuito para outro. “Quando se trabalha com dois carros, aproveita-se muito melhor o tempo de cada sessão de treinos e se aumenta significativamente a quantidade de informações técnicas. Cada piloto testa uma regulagem diferente e, com isso, os dois carros evoluem mais rapidamente”, avalia Boesel.
Entusiasmado com a mudança, Barranco acredita que os bons resultados já serão visíveis a partir dos primeiros treinos, na manhã desta sexta-feira. “Como as duas categorias usam o mesmo chassi, a adaptação é quase instantânea. As diferenças são a carenagem e a potência, que passa dos 350 cavalos dos Light para os 450. Mas isso se compensa pelos pneus, já que os da V8 têm mais aderência e são mais duráveis que os da Light. Como eu e o Raul guiamos de forma semelhante, o trabalho em conjunto vai ajudar aos dois”, previu Barranco.