Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Stock Car Light, o paulista Paulo Salustiano fará, no próximo fim de semana (28/8), sua estréia no Brasileiro de Stock Car V8 pela equipe Katalogo Racing. O piloto disputará, inicialmente, apenas a etapa de Londrina (PR) da competição (uma das três corridas do ano em que a V8 não dividirá a programação com a Light) e aproveitará a oportunidade para se preparar para o campeonato de 2006. “Agradeço a chance que a equipe está me dando. Vou poder me acostumar com o carro e com o enorme grid da principal categoria do automobilismo do Brasil”, declarou o piloto, que também disputa com destaque a Fórmula Renault Brasil desde 2002. “Vou começar a trabalhar do zero, mas vou dar o máximo de mim e, com certeza, vou poder aprender muito com todo o time e com os consagrados e experientes pilotos da V8”, completou o jovem de 21 anos de idade, que tem o apoio pessoal de Sawary, Nicoboco e TAM.
Paulo Salustiano conheceu a Katalogo Racing no fim do ano passado, quando completou algumas voltas com um dos carros da equipe no último treino coletivo da temporada, realizado em São Paulo. A rapidez com que ele se adaptou ao Stock V8 chamou a atenção do chefe da equipe, Fernando Parra, que aproveitará a etapa de Londrina para dar uma oportunidade ao jovem piloto. “O Salustiano é reconhecidamente rápido e, embora ele tenha dado poucas voltas no primeiro treino que fez com a gente, suas qualidades ficaram evidentes”, declarou Parra.
Em sua primeira temporada completa na Stock Light, Salustiano tem uma vitória (no ano passado terminou na frente em três oportunidades), um segundo e um terceiro lugares como resultados mais expressivos, e passadas as cinco primeiras corridas do ano, é um dos favoritos ao título. Com 68 pontos na tabela, ele ocupa posição intermediária no grupo que tem Júlio Campos (o líder com 98 pontos), Luis Felipe Gama (o segundo colocado, com 69), Wellington Justino (o quarto, com 67) e Renato David (que aparece em quinto, com 54). “A disputa na Light está aberta e a categoria ainda é meu foco principal. Mas não escondo a expectativa, que acho natural, pela estréia na V8”, admitiu Salustiano, que está a apenas um ponto da vice-liderança da Stock Car Light, mesmo tendo abandonado a abertura do certame, em Interlagos (SP), quando foi jogado para fora quando liderava a prova.
Considerado técnico e bastante travado, o circuito de Londrina, na opinião do próprio piloto, é ideal para sua estréia na Stock Car V8. No ano passado, ele disputou a sexta rodada dupla da Stock Light na pista paranaense e brigou pela vitória com André Carreira na corrida de domingo até abandonar, a três voltas do final, por um problema mecânico. “Costumo andar bem em Londrina, gosto de lá e acho que esse traçado tem tudo para me favorecer. Mas essa é minha estréia e não entrarei na pista com o peso de conquistar um bom resultado nas costas. Respeito muito os outros pilotos, muitos tenho como exemplo e espero aprender bastante”, finalizou.