O Intercâmbio entre a Stock Car V8 e a TC2000, duas das maiores e melhores categorias de Turismo do mundo, segundo pesquisa da revista inglesa Autosport, vai produzir uma festa inesquecível para os amantes do automobilismo. Nos próximos dias 22, 23 e 24 de julho no Autódromo Internacional de Curitiba serão mais de cem carros e pilotos nos 3.704 metros do circuito situado na cidade de Pinhais, próxima da capital paranaense. Além da Stock Car V8, a mais tradicional categoria da América do Sul, que terá 40 carros, a Stock Car V8 Light, usada para formar pilotos para a Stock V8, levará à pista 31, enquanto a TC2000 argentina também deve comparecer com cerca de 30.
“Será uma festa inesquecível para quem gosta de ver automobilismo de alto nível. Na Stock Car V8 temos cinco ex-pilotos que correram na Fórmula-1 (Ingo Hoffmann, Chico Serra, Raul Boesel, Christian Fittipaldi e Luciano Burti), enquanto da TC2000 também virão pilotos de altíssimo nível inclusive dois com passagem pela Fórmula-1, como Estevan Tuero e Norberto Fontana. Serão provas de muita disputa e altíssimo nível. Considero este intercâmbio muito proveitoso para o automobilismo dos dois países”, disse Carlos Col, promotor e organizador da Stock Car.
Líder do Campeonato Brasileiro, Cacá Bueno esteve na Argentina no último final de semana, quando testou um carro da equipe Honda Petrobras e acompanhou de perto a performance dos carros da categoria argentina. A empolgação de todos no vizinho país é muito grande com a corrida do dia 24. O site da TC2000 ( www.tc2000.com.ar ) tem feito várias referências à Stock Car Brasil. O promotor argentino Pablo Peón, presidente da TC2000, também cita a importância do intercâmbio entre as duas mais importantes categorias da América do Sul.
Com 82 pontos, Cacá Bueno (Chevrolet-Astra) lidera a Stock Car V8 seguido pelo campeão de 2004 Giuliano Losacco, com 39 e por Hoover Orsi com 37. Na última etapa, realizada em Interlagos, pela primeira vez em sua temporada de estréia, dois Mitsubishi Lancer chegaram ao pódio. Pedro Gomes e Duda Pamplona ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.
Na Stock Car V8 Light, Júlio Campos está na frente com 73 pontos. Wellington Justino, o maior vencedor da categoria com 12 primeiras colocações, ocupa o segundo lugar com 57 com Luiz Felipe Gama em terceiro com 55. Na TC2000, Ponce de León (Ford) é o líder com 71 pontos. Diego Aventini (Ford) vem em segundo com 54 e Martin Basso (Honda) ocupa o terceiro lugar com 51.
A diferença entre os carros da Stock Car V8 e os da TC2000 ambos da Categoria Turismo está na potência dos motores, peso e dimensões dos pneus. Enquanto os Stock Car são mais potentes e mais velozes em retas, os argentinos apresentam menor força nos propulsores, mas como são mais leves, realizam melhor aproximação nas curvas, onde também são muito rápidos. Os pneus são R-18/265 e o dos brasileiros R-18/285.
“Essa aproximação com a TC2000 será boa em vários aspectos. O público terá conhecimento de outra categoria da América do Sul tão competitiva quanto a Stock Car V8. Não tenho muitas informações sobre os carros deles, mas precisamos ficar atentos para ver se podemos pegar algo para aperfeiçoar a nossa segurança ou algum outro ponto”, disse Raul Boesel (RR-Embratel 21 Motorsport).
Esta será a quinta rodada de 12 da temporada da Stock Car V8 e da V8 Light, que tem um calendário composto por nove corridas. Já a TC2000 tem 14 provas neste ano de 2005 e realizará em Curitiba a sétima do ano.