Pela primeira vez na história do automobilismo da América do Sul, duas das mais importantes categorias de Turismo do mundo dividirão a mesma pista. Os Chevrolet Astra e os Mitsubishi Lancer que disputam o Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 e os carros da argentina TC2000 promoverão um final de semana inesquecível para os amantes do esporte a motor. As provas serão no domingo, dia 24 de julho no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná. Os treinos se realizam na sexta (22) e no sábado (23). Enquanto a Stock Car V8 terá sua quinta etapa da temporada, também com a presença dos carros da V8 Light, a TC 2000 faz a sétima de 14 rodadas do ano.
Esta não é a primeira vez nos 27 anos de história da Stock Car, que o principal campeonato do automobilismo nacional participa de uma programação internacional. Além de ser a preliminar da Fórmula-1, a Stock Car já correu em 1982 em Portugal. O único remanescente desta época ainda em atividade na Stock Car é Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão na Stock.
“O que fizemos em 82 foi considerado uma loucura para a época. Aproveitamos o vazio do calendário da Copa do Mundo para correr fora do Brasil e o intercâmbio foi bom para todos. Agora, também será bom, pois teremos um belo espetáculo e que vai trazer muito mais atrações para o evento da Stock Car”, disse o piloto de 51 anos que passou pela Fórmula-1 nos anos 70.
A TC 2000 é uma categoria de Turismo que já nasceu multimarcas, enquanto a Stock Car tem pela primeira vez em sua história a participação de uma segunda marca nesta temporada e continuará este processo nos próximos dois anos tendo como meta chegar a quatro montadoras. Os carros da TC 2000 são um pouco menos potentes, porém mais leves. Assim os Stock Cars são mais velozes em reta e os TC 2000 mais rápidos nas curvas.