Bassani forma mecânicos para carros de corrida

Um centro de formação de mecânicos de precisão. Profissionais com sensibilidade para encontrar o ponto ideal de regulagem de um amortecedor ou de uma barra estabilizadora. Ou, ainda, do câmber das rodas, do alinhamento da suspensão, da posição de melhor efeito aerodinâmico para um estabilizador. E, também, com acuidade necessária para perceber visualmente se o carro está perfeitamente equilibrado para a pista, identificar um ponto de instabilidade e acertar o funcionamento do motor pelo ruído que emite. Sem falar em rapidez para abastecer o tanque, trocar pneus e limpar o pára-brisa em menos de dez segundos.

A moldagem de especialistas com esse nível de qualificação faz parte da filosofia da empresa Bassani Racing-RC3, que pertence ao engenheiro mecânico Eduardo Bassani, em sociedade com o jogador Roberto Carlos, do Real Madrid. A oficina está localizada na cidade de Itu, a 80 quilômetros de São Paulo, e o grupo trabalha para a equipe Orbitall, do piloto Chico Serra, e para a própria Bassani Racing, de Mateus Greipel, que disputam o Campeonato Brasileiro de Stock CarV8, e em monopostos que participam dos campeonatos da Fórmula Renault e Fórmula-3 Sul-Americana.

Bassani explica que preferiu instalar-se em local mais tranqüilo que São Paulo, contratar alguns profissionais experientes e completar o quadro com trabalhadores da própria região. Ao todo são 24 pessoas. Parte do grupo é formada por jovens sem experiência prévia, mas com paixão por automóvel e desejo de aprender uma profissão que exige refinamento técnico, com grandes perspectivas para o futuro.

Por coincidência os jovens em processo de formação, com idade entre 18 e 23 anos, já revelam talentos naturais para formar uma empresa estruturada para as competições. Rafael Ferraz da Silva pretende especializar-se em mecânica de competição; Felipe Araújo Micai e Victor Quirolli desejam dedicar-se à área esportiva; Everton Luiz Borba almeja tornar-se engenheiro; Davi Micai da Silva sonha com engenharia de Projetos, e Leonardo Quirolli tem planos para aperfeiçoar-se nas funções de chefe de equipe. Todos demonstram entusiasmo pelo trabalho e até orgulho em aprender ao lado de Bassani e Chico Serra, tricampeão da Stock Car e um dos brasileiros a competir na Fórmula 1.

“Nos arredores de Interlagos existem excelentes profissionais e todos poderiam ter sido aproveitados em nossa empresa. Mas, decidimos nos instalar em um local mais afastado da agitação de São Paulo, com menor custo operacional e melhor qualidade de vida. Desde o início do projeto, estávamos conscientes de que precisamos nos integrar à comunidade que escolhemos como sede e dar a nossa contribuição. O espírito de responsabilidade social faz parte dos objetivos de nossa empresa e da Orbitall, principal patrocinadora da equipe”.

Bassani explica que prefere jovens sem experiência e vícios, que demonstrem boa formação pessoal e desejo de aprender uma atividade que considera fascinante.

“Todos começam com serviços de menor responsabilidade mas, aos poucos, vão recebendo atribuições mais importantes, mediante orientações e aulas teóricas e práticas. Trazemos trabalho, ensinamentos e oportunidade de especialização em um tipo de atividade que exige sintonia fina e para a qual apenas pessoas com real talento conseguem sucesso. Felizmente, a região de Itu é pródiga em jovens com o perfil que desejamos e que brevemente terão o seu valor reconhecido no Brasil e, possivelmente, também, no exterior”, conclui.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.