Carlos Cunha fará show radical no Rio de Janeiro

O piloto Carlos Cunha, ao invés de percorrer os autódromos acelerando carros na quatro rodas, prefere utilizar apenas duas. Com seis marcas registradas no Guiness Book, o livro dos recordes, Cunha faz shows por todo o Brasil e levanta a arquibancada por onde passa. Neste domingo, no Autódromo Internacional Nelson Piquet (Jacarepaguá), o público da Stock Car do Rio de Janeiro presenciará suas manobras radicais, a partir das 9h50.

O show começa com três carros fazendo um “balé”, com um giro de 180º no final. Depois, Cunha mostra toda sua habilidade ao estacionar: em alta velocidade, dá um cavalo-de-pau e pára entre dois carros, com uma margem de apenas 20 centímetros de cada lado. Outro destaque é o número chamado de garagem, em que Cunha passa de marcha ré, engatada a 70 km/h, entre dois carros parados, com uma margem de apenas cinco centímetros entre os espelhos retrovisores de cada veículo. Muita freada brusca e queima de pneus completam a apresentação, que dura cerca de 20 minutos.

Natural de Novo Horizonte, interior paulista, desde 1973 faz acrobacias pelo Brasil e exterior. Aprendeu tudo sozinho, sem instrutores, apenas observando outros pilotos e nestes 32 anos, já realizou mais de três mil apresentações. O piloto tem uma duradoura parceria com a General Motors e neste ano a Goodyear juntou-se a eles e dá todo apoio técnico para a equipe.

“Qualquer pessoa que assista aos nossos shows percebe que confiamos totalmente nos pneus e que as manobras exigem muito do conjunto pneu, roda e suspensão. Se um desses itens falhar quando estamos realizando alguma manobra, as conseqüências são imprevisíveis. Além da qualidade dos produtos da Goodyear, deve ser destacada a excelência do apoio que recebemos da fábrica e dos seus representantes na parte técnica e no patrocínio”, disse Cunha, que em mais de três milhões de quilômetros rodados nunca sofreu nenhum tipo de acidente nas apresentações.

Carlos Cunha registrou suas marcas seis vezes no Guiness Book of Records. Três recordes foram de percurso, no primeiro andou 33 quilômetros em duas rodas e no segundo já foram 218,20 quilômetros, estes dois pilotando um carro. Já o terceiro recorde de percurso foi conseguido quando pilotou um caminhão em duas rodas por 3,5 quilômetros. As outras duas marcas foram de velocidade em duas rodas, em um alcançou 137 km/h e no outro 155,844 km/h. O sexto recorde foi o de vôo livre com carro, 31,42 metros de distância.

“O Carlos Cunha é um ícone nas acrobacias e manobras com carro. Para a Goodyear é muito gratificante saber que a resistência dos nossos pneus passa tanta confiança para que ele possa fazer suas manobras radicais”, disse Carolina Wagner, Gerente de Marketing de Produtos Pneus de Passeio e Camioneta da Goodyear.

Depois de tanto sucesso em duas rodas, Cunha decidiu pilotar sobre as quatro rodas, mas apenas durante três anos, até conseguir ser campeão brasileiro de Stock Car Light, em 1998. “Quando decidi ser piloto, era bem jovem e precisei ser muito persistente para alcançar o sucesso, pois as condições na época eram difíceis. Treinei demais a parte técnica e também o físico. Para um piloto alcançar os objetivos a que se propõe, além de muita perícia e habilidade, precisa estar ótimo, tanto na parte física como na mental”, contou o piloto.

Carlos Cunha costuma dar o show de manobras em importantes provas do calendário nacional de automobilismo, bem como em ruas fechadas por prefeituras para fazer parte de importantes comemorações, reunindo milhares de espectadores atônicos com suas “loucuras” e destreza ao volante.

“Realizamos o show em qualquer tipo de pista asfaltada sem obstáculos, com 250 metros de comprimento por 9 metros de largura, devidamente protegida por cordões de isolamento em toda sua extensão. Assim o público presente que varia de acordo com o local onde se realiza o show, contando com cinco, dez e até vinte mil pessoas distribuídas nos espaços ao redor da área reservada, está sempre em total segurança”, finalizou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.