Depois de duas corridas e duas vitórias, Cacá Bueno é o líder absoluto no Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Vice-campeão em 2003 e em 2004, o piloto da Petrobras-Action Power figura nesta etapa da categoria mais tradicional do automobilismo da América do Sul como o principal favorito. A terceira corrida do ano, que marca a entrada da Mitsubishi na Stock Car V8 ao lado dos Chevrolet Astra -, será neste domingo, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a partir das 13h com transmissão ao vivo da SporTV 2.
“Ainda estamos no começo do campeonato para falar alguma coisa, pois faltam oito provas e o que vejo de bom é que dessas, teremos mais duas em Interlagos e outra em Curitiba, justamente onde já ganhei neste ano. Para dar essa boa largada contei com um carro sensacional”, disse Cacá Bueno.
A primeira prova de Stock Car no Autódromo de Jacarepaguá foi disputada no dia 27 de maio de 1979, ano de estréia da categoria. Na oportunidade, Zeca Giaffone foi o primeiro colocado. Até a temporada 2005, foram realizadas 33 corridas no circuito carioca. O piloto com maior número de vitórias no Rio de Janeiro é Ingo Hoffmann, com oito primeiros lugares.
O recorde em corrida é do próprio Ingo, obtido no dia 19 de setembro de 2004, com 1m57s256, com média de 151,45 km/h. Em treino classificatório, a melhor marca é de Popó Bueno, que completou os 4.933 metros do circuito carioca no dia 5 de junho de 2004 em 1m56s116, com média de 152,94 km/h. No ano passado, as duas provas da Stock Car no Rio foram vencidas por Ingo.
Na Stock Car V8 Light, as novidades técnicas ficaram por conta do extrator e do air box, que aproximaram ainda mais a aerodinâmica do Astra Hatchback com a dos carros da Stock Car V8. O aumento do número de pilotos também chamou a atenção na Stock Car V8 Light. A categoria, que tinha em média 18 pilotos, teve 30 carros nas primeiras etapas. Depois das corridas de Interlagos, em São Paulo, e de Curitiba, Justino é o primeiro colocado na tabela de classificação com 37 pontos, seguido por Lico Kaesemodel, da RC Competições, com 34, e Daniel Landi (Carreira Racing) com 29.
“Agora é a hora de lutar para a vitória, para no restante do campeonato tentar administrar a vantagem e conquistar o título”, disse o líder Justino.