Campeão da classe Light em 2004, Diogo Pachenki segue em sua fase de aprendizado no Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. O piloto paranaense de 21 anos participa da terceira etapa neste domingo (19), no circuito carioca de Jacarepaguá, centrado nos objetivos que seu estágio de adaptação lhe permitem. “Nós vamos trabalhar para estar entre os 20 primeiros no grid e terminar a corrida entre os 15 primeiros”, antecipa.
As duas primeiras participações na classe principal da Stock Car foram conturbadas para Diogo. Em Interlagos, com problemas de equilíbrio no carro, foi 14º e marcou seus primeiros pontos na categoria. Em Curitiba, um problema com a mangueira da embreagem hidráulica o fez abandonar logo na segunda volta. “Eu acho que no Rio nós vamos andar bem”, arrisca o piloto, que tem no carro número 44 as logomarcas de PowerTech e Puma.
As últimas semanas foram de muito trabalho nas oficinas da PowerTech. “Nós melhoramos bastante o carro, mas ainda há muita coisa a ser feita, e isso só vai ser possível com o transcorrer do campeonato. Conforme você vai para a pista é que percebe os defeitos que existem no carro e que precisam ser corrigidos”, ele explica. “A fase de adaptação é complicada. Acho que ainda vamos demorar umas quatro corridas para ter o carro totalmente na mão”.
Nos três anos em que atuou na classe Light, Pachenki construiu um bom retrospecto em Jacarepaguá. Em 2002, estreou na categoria com um quarto lugar no Rio, na primeira etapa. Na sexta, abandonou. Em 2003, por atuar em dupla, só disputou duas das quatro provas cariocas. Conquistou um terceiro e um segundo lugares. Nas quatro provas do ano passado, conquistou três vitórias e um segundo lugar, resultados determinantes à conquista de seu título.